Trump diz que ‘não espera’ guerra entre EUA e Irã

Presidente tentou impor limites à retórica inflamada de aliados

Donald Trump tenta equilibrar posturas divergentes na Casa Branca sobre o Irã – Foto: EPA

O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira (16) que espera que os Estados Unidos não entrem em guerra contra o Irã.

A declaração foi dada durante uma reunião na Casa Branca com o mandatário da Suíça, Ueli Maurer, que tenta estabelecer um canal de mediação entre Teerã e Washington.

“Espero que não”, disse Trump ao ser questionado por jornalistas se os EUA entrariam em guerra com o país persa. Além disso, segundo o jornal The New York Times, o presidente teria afirmado ao secretário de Defesa Patrick Shanahan que não quer um conflito com o Irã.

Uma ala do governo liderada pelo conselheiro para Segurança Nacional John Bolton defende uma ação militar contra a nação asiática, mas generais e dirigentes do Pentágono advogam por prudência.

“Não existe qualquer tipo de luta interna. Diferentes opiniões são apresentadas, e eu tomo a decisão final, é um processo muito simples. Tenho certeza que o Irã vai querer conversar em breve”, escreveu Trump no Twitter nesta quarta-feira (15).

O presidente abandonou o acordo sobre o programa nuclear iraniano em maio de 2018, e o país persa formalizou nesta semana a suspensão de alguns termos do tratado, de maneira a pressionar os outros signatários.

A economia do Irã passa por uma forte crise, agravada pelo restabelecimento das sanções dos EUA, que prometerem punir qualquer país que comprar petróleo da nação persa.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.