Projeto debate a importância da música na socialização de crianças na educação infantil em Caarapó

Os educadores musicais Geysianne Marquezólo e Alan Almeida com o prefeito André Nezzi e autoridades da área de educação de Caarapó – Divulgação

Escolas da rede municipal de ensino de Caarapó receberam recentemente o projeto A importância da música na socialização da criança na educação infantil, de autoria do músico e educador musical Alan Almeida e da psicóloga e musicista Geysianne Marquezólo. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc – Lei nº 14017, criada com o objetivo de garantir uma renda emergencial aos trabalhadores da cultura, além da manutenção dos espaços culturais durante o período de pandemia de Covid‐19.  

Através de palestras musicadas, os palestrantes abordaram a importância de se trabalhar a música para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O objetivo foi esclarecer o poder que a música possui, pelo fato de ser um instrumento alfabetizador que desenvolve no ser humano – principalmente nas crianças – habilidades como coordenação motora, cognitiva, afetiva, a atenção, a percepção, a apreciação, a memorização e o movimento, entre outras, contribuindo para a aprendizagem infantil.

Os palestrantes mostraram que a música deve ser inserida na escola desde a educação infantil, seja ela na forma de canção, na dança ou até mesmo no manuseio ou confecção de instrumentos musicais. Segundo estudos dessa arte, comprova-se que, ao inseri-la desde cedo no âmbito educacional, ela é capaz de desenvolver as diversas habilidades e ainda proporciona prazer e diversão.

As palestras tiveram como público alvo os educadores da rede municipal de Caarapó, uma vez que a música é um dos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desta forma, os autores do projeto levaram o tema “A música como ferramenta de socialização para os professores,” e demostraram que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim um elemento que ensina e encanta a todos de diversas formas.

Especialistas – como Tamara Toupitzen, autora do artigo A importância da música na Educação Infantil, disponível em https://fce.edu.br/blog/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil/ – pontuam que a música é considerada um instrumento indispensável na educação infantil justamente por auxiliar no trabalho com as crianças. Em virtude disso, deveria fazer parte da vida dos bebês e dos pequenos indefesos, servindo como base na elaboração de determinadas atividades, distanciando o silêncio, dando lugar ao gosto de escutar e o de atuar. Ela desperta uma grande quantidade excitações, é relaxante, incita a aprendizagem e aproxima a atenção dos mais dispersos, é um ótimo estimulador cerebral, sem contar com sua colaboração no desenvolvimento linguístico

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.