Parceria entre Prefeitura e Bombeiros resulta em capacitação em primeiros socorros para servidores da Educação Infantil de Caarapó

Sargento Caio Rodrigues Vilanova, do Corpo de Bombeiros de Caarapó, durante treinamento em primeiros socorros em unidade escolar do município – Divulgação

Parceria firmada entre a prefeitura de Caarapó e o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 9º Subgrupamento da corporação estabelecido na cidade, possibilitou a capacitação em primeiros socorros de aproximadamente 400 servidores da Educação Infantil do município. A ação ocorreu nos meses de setembro e outubro.

Os treinamentos, realizados sob o comando do o 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar – tendo como instrutores o 2⁰ Tenente Pedro Marino Filho e o 3⁰ Sargento Caio Rodrigues Vilanova – teve o objetivo de orientar os servidores no sentido de agir numa situação de emergência, prestando os primeiros socorros até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros, e também se adequando à legislação federal conforme Lei 13722/2018, conhecida como Lei Lucas.

Segundo o diretor de Relações Públicas do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul, André Arcangelo, “a capacitação é mais um passo importante no currículo dos nossos servidores, que agora estão preparados para o atendimento inicial de qualquer situação de emergência. Não há no Brasil, hoje, melhores instrutores que os militares do Corpo de Bombeiros, que lidam com diversas situações de APH, que é o Atendimento Pré-hospitalar, o tempo todo”.

“Esse cronograma de treinamentos só foi possível graças à parceria entre o Corpo de Bombeiros de Caarapó e a Prefeitura Municipal, portanto, nosso agradecimento ao Capitão Henrique, Comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar, e ao Prefeito André Nezzi”, acrescenta André Arcangelo.

O Capitão Henrique, Comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar, diz que “com alunos na faixa etária entre zero e 6 anos, os CMEIs atendem crianças que estão numa fase da vida que exige bastante atenção e cuidado e capacitar os funcionários para agir numa situação de emergência, prestando os primeiros socorros, é fundamental e salva vidas”.

Já o prefeito André Nezzi destaca a importância das parcerias em favor da população. “Com essa soma de esforços entre a prefeitura e os bombeiros em ações dessa natureza, certamente quem sai ganhando é a população, especialmente as crianças da Educação Infantil. Essas e outras ações que virão no futuro têm o objetivo de gerar bem-estar ao público para o qual elas são direcionadas”, observou o dirigente.

A expressão primeiros socorros é usada para caracterizar uma série de procedimentos adotados com o fim de preservar vidas sob risco iminente e em condições de urgência e emergências. Esses procedimentos são realizados geralmente por pessoas comuns, com conhecimento teórico e prático acerca das técnicas utilizadas.

Os primeiros socorros, como a própria expressão nos remete, são procedimentos utilizados primeiramente para se preservar a condição de vida de um indivíduo até a chegada de um médico profissional, uma equipe médica, ou até o deslocamento a um hospital mais próximo, para que sejam adotadas as medidas que a situação requer, conforme avaliação profissional especializada.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.