No Dia Mundial da Saúde, médica que atua na Cassems explica sobre atenção primária

Para além do tratamento de doenças, é preciso buscar pela prevenção em saúde

O Dia Mundial da Saúde acontece em 7 de abril. Essa data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um momento para trabalhar questões relacionadas à saúde da população, na busca de conscientização e estímulo de políticas voltadas ao bem-estar da população.  Uma das ações eficazes para tratar a saúde de maneira integral é a chamada atenção primária.

A atenção primária em saúde é uma forma de organizar o atendimento de saúde para olhar as necessidades da população de forma regionalizada, contínua e sistematizada. Isso é realizado com a integração de ações preventivas e curativas. A médica da Família que atua na Cassems, Luciana Tobaru Sakai, fala sobre a importância da atenção primária.

De acordo com Luciana, a atenção primária vai além do tratamento de doenças ou condições específicas. “Com esse recurso, conseguimos contribuir para a saúde contínua do indivíduo. Para isso, os cuidados primários tem os seus pilares, que chamamos de atributos da atenção primária, e são o acesso à longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado”.

A médica salienta que cada um desses aspectos prioriza um pilar da atenção primária à saúde. “O acesso à longitudinalidade é o primeiro contato do indivíduo ao sistema de saúde com o acompanhamento durante toda a sua a vida desse indivíduo, não só quando ele está doente, mas na prevenção e promoção a saúde. A integralidade é ver o paciente como um todo, não só a parte biológica, mas o ambiente no qual ele está inserido e dar assistência a todas as demandas que trazidas na consulta. A coordenação do cuidado, por sua vez, é o compromisso do profissional de saúde em ser a principal referência no cuidado daquela pessoa que é tratada”.

Conforme explica Luciana, a Cassems preza pela atenção primária na saúde dos seus beneficiários e, na busca por boas práticas em saúde, evitar o adoecimento. “Na Clínica da Família, o paciente é recebido por um médico da família, que vai tratar a sua saúde na integralidade, olhando todos os aspectos. Se houver um problema e esse profissional não trouxer a resolutividade, então, o beneficiário é encaminhado para uma especialidade focal. Nós reconstruímos a jornada do indivíduo na unidade de saúde para oferecer a melhor assistência”.

A Clínica da Família da Cassems, em Campo Grande, oferece atendimento integral e humanizado para os servidores do estado e seus familiares. Desde 2016, a unidade se apresenta como um diferencial na assistência à saúde do estado. Para realizar a sua consulta, entre em contato pelo número 3322-3400.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.