MS terá quatro equipes na etapa regional do maior torneio de robótica do Brasil

Torneio de robótica será em Brasília nos dias 26 e 27 de março – Divulgação

Falta pouco! As equipes da Escola Sesi que vão representar Mato Grosso do Sul na FIRST LEGO League (FLL) estão fazendo os últimos treinos para encarar a etapa regional do maior torneio de robótica do país. Quatro times sul-mato-grossenses estão na disputa: Capitech (Campo Grande), Mega Mentes (Dourados), Alpha Droids (Aparecida do Taboado) e Tech Vikings (Naviraí). O objetivo é conquistar vagas na fase nacional da competição.

Nos dias 26 e 27 de março, os times Capitech e Mega Mentes estarão em Brasília para disputar a fase regional Centro-Oeste no Sesi Taguatinga (DF). Já nos dias 1º e 2 de abril, é a vez das equipes Alpha Droids e Tech Vikings competirem na fase regional Sudeste no Sesi Penha, em Vitória (ES).

A temporada atual do FLL está focada no desenvolvimento de projetos ligados a transporte e logística. Batizada de “Cargo Connect”, ela desafia jovens a criar projetos de inovação, construir e programar robôs, e colocá-los para completar missões, aplicando conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. As equipes são compostas por até 10 competidores com idades entre 9 e 16 anos, e direcionadas por dois treinadores adultos.

Equipes de Campo Grande e Dourados

Esta será a primeira participação presencial da equipe Capitech em etapas regionais, já que no ano passado o torneio foi disputado remotamente por conta da pandemia. O professor de biologia e técnico da equipe, Edgar Santos Gomes, conta que os alunos têm promovido rifas e eventos para arrecadar recursos que serão usados na aquisição de novos uniformes, bótons e decoração do estande no local de competição.

O competidor Nathan Alexandre Penteado, de 15 anos, conta que desde o ano passado a equipe tem treinado intensamente com foco no FLL. “Todos os dias nós estabelecemos metas, e se não conseguimos alcançar o objetivo, tentamos novamente no dia seguinte. Estamos trabalhando muito no projeto e na mesa, sempre tentando melhorar. As expectativas são enormes. O importante é participar, mas queremos muito ganhar a competição. Espero que a gente ganhe”.

Tradicional nos torneios de robótica, a equipe Mega Mentes foi criada há oito anos e tem no currículo a participação em diversos torneios locais, regionais e nacionais. Em 2021, o time de Dourados ficou em segundo lugar na etapa regional em Brasília. Para este ano, a Mega Mentes inovou na composição da equipe: todas as integrantes são garotas, com idades entre 13 e 16 anos.

“Temos algo único, que é a participação somente de meninas. Isso mostra que ciência e tecnologia é para mulheres também. Estamos trabalhando muito duro para conquistar uma vaga para o nacional, tarefa que não será fácil”, conta o técnico da equipe Wesely Sarati Coelho.

Equipes de Aparecida do Taboado e Naviraí

A equipe Alpha Droids mergulhou fundo no desafio da FIRST LEGO League e foi a campo para conversar com especialistas em transporte e visitar empresas do setor em Aparecida do Taboado. Segundo a técnica da equipe, Luciana Cavalcante, o objetivo da ação é fazer com que os alunos compreendam melhor os problemas na área de logística e, a partir disso, criem soluções inovadoras. Após validar as hipóteses no mundo real, o grupo começou a desenvolver o projeto de pesquisa que promete ser um sucesso na etapa regional.

Em Naviraí, os professores Anderson Douglas da Rocha Souza e Fernando Luiz Gonçalves são os articuladores da equipe Tech Vikings. Eles contam como está sendo o desenvolvimento das pesquisas visando a etapa regional da FLL. “Estamos trabalhando com uma equipe de dez alunos tentando resolver um problema proposto na temporada Cargo Connect. O grupo está trabalhando nos desafios da mesa e no projeto de pesquisa. Esse será voltado ao transporte de alimentos em nossa região”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.