Suicídio na adolescência foi o primeiro tema; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

Palestras estão sendo proferidas pela psicóloga Cristina Bortolin Forte – Assessoria

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, promoveu na última quarta-feira (10/09) palestra em prol da Campanha Setembro Amarelo. A psicóloga Cristina Bortolin Forte abordou o tema suicídio na adolescência e orientou os profissionais de saúde sobre prevenção e como lidar com os pacientes adolescentes que chegam na unidade.

“Pesquisas apontam que houve aumento dos casos de tentativas de suicídio entre os adolescentes no Mato Grosso do Sul. Aqui no hospital há registros de casos de jovens com autolesão e tentativas de suicídio que aumentam gradativamente. Nosso intuito é sensibilizar os profissionais de saúde com relação a esses casos, humanizar esses atendimentos e olharmos de forma diferente para o sofrimento do outro”, ressaltou a psicóloga Cristina Bortolin.

A unidade apoia a campanha alusiva à prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental. Durante todo o mês de setembro serão desenvolvidas ações de conscientização entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. O psicólogo da unidade, Gabriel Flores, explicou a importância desse tipo de conscientização entre os profissionais de saúde. “Trabalhamos o ano inteiro focando em saúde mental, mas esse mês em especial iremos intensificar as ações. É muito importante esse tipo de atuação para que o profissional consiga enxergar um espaço de conversa e reflexão. Semana que vem faremos outra palestra com enfoque na saúde mental dos profissionais da área”, explicou.