Capacitação está formando equipe da Guarda Municipal Ambiental que em breve atuará em Dourados – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados direcionou a estruturação da Guarda Municipal Ambiental para que a nova equipe atue com policiamento ostensivo e preventivo nas áreas ambientais. A capacitação está acontecendo durante toda esta semana no auditório do Ministério Público Estadual e, após estágio e avaliações, a equipe da GMA, formada por integrantes da Guarda Municipal de Dourados e voluntários de instituições parceiras, passará a atuar no município.

A criação da GMA é uma demanda antiga em Dourados e conforme o comandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado, o trabalho da equipe ocorrerá em conjunto com outros órgãos municipais, estaduais e federais que visam à defesa do meio ambiente.

A lei que prevê a criação da GMA é de 2002 e Dourados possui esta demanda. “A gestão municipal direcionou convênio entre o Imam (Instituto do Meio Ambiente) e a Guarda Municipal. Acreditamos em um trabalho que será diferencial, inicialmente, em questões que têm contado com necessidade de atenção especial, como a coibição de ações de poluição sonora, poluição atmosférica e outras de prejuízos à fauna e flora”, pontua.

Ficará a cargo da equipe ações que visem, por exemplo, a proteção de mananciais e unidades de conservação ambiental do município, coibição de casa e pesca ilegais, exploração de produtos florestais sem licença de autoridade competente, ação em ocorrências ambientais, entre outras funções.

Nesta quarta-feira (10), as atividades da capacitação foram com ênfase em questões voltadas para licenciamento ambiental, destinação irregular de resíduos e sua relação com a proliferação de doenças e prevenção e combate a incêndios.

A criação da GMA visa ainda o fortalecimento de políticas ambientais, voltadas para o desenvolvimento sustentável do município, uma das diretrizes da gestão Délia Razuk.

Corpo de Bombeiro Militar, Ministério Público Estadual, Polícia Militar Ambiental, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Ibama, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Planejamento, Financial Construtora Industrial Ltda., Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade são parceiros da Guarda Municipal Ambiental.