Empreendedores e produtores da agricultura familiar participam de Dia da Oportunidade em Caarapó

Capacitações, feira com empresários locais e sessão de negócios fizeram parte do evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, discursa no ato de encerramento do Dia da Oportunidade, em Caarapó – Foto: Assessoria Sebrae/MS

Mais de 180 empreendedores e produtores da agricultura familiar participaram, nesta terça-feira (11), do Dia da Oportunidade em Caarapó. Realizada na Associação Comercial Empresarial de Caarapó (ACEC), a ação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de nas áreas de gestão, marketing, vendas e atendimento.

Representando o prefeito de Caarapó, André Nezzi, o secretário de Governo e Administração, Elvis Mattos, destacou a importância do evento para o município. “Caarapó recebeu um dos maiores eventos vinculados ao empreendedorismo. A prefeitura acredita no desenvolvimento econômico sustentável e no fomento da geração de emprego e renda a partir do fortalecimento do nosso comércio local e essa iniciativa vem corroborar com isso. Agradeço aos colaboradores da administração municipal que se engajaram, ao Sebrae e à parceria da Associação Comercial e Empresarial de Caarapó, para a realização desse trabalho para apoiar os empreendedores”, destacou o secretário.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que a ação vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Caarapó, por meio do programa Cidade Empreendedora. “Como o próprio nome do evento diz, é um Dia de Oportunidades. Trouxemos uma feira com a apresentação de produtos locais para valorizar o que é feito aqui, rodada de negócios para conectar os empreendedores, além de capacitações para ajudar os empresários a se qualificar. Agradeço a Prefeitura Municipal pela oportunidade de trabalharmos juntos por Caarapó, por meio do programa Cidade Empreendedora, e à Associação Comercial e Empresarial pelo apoio. Vamos ajudar no desenvolvimento do município incluindo o pequeno negócio nesse processo e essa é uma das ações que tem esse propósito”, expôs Mendonça.

A diretora Associação Comercial e Empresarial de Caarapó (ACEC), Iracema Costa Furlan, ressaltou a relevância do evento para qualificar os empreendedores e levar conhecimento para quem deseja melhorar o negócio. “A gente precisa dessa capacitação para trazer mais credibilidade ao nosso comércio local e apoiar os empreendedores na melhoria das empresas. Estamos muito honrados em receber esse evento na nossa casa e sermos parceiros de um trabalho como esse, juntamente com o Sebrae e Prefeitura Municipal”, declarou a diretora.

Durante o Dia da Oportunidade, também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município que fica na sede da Prefeitura Municipal. Composto por dois notebooks e camisetas, o kit será utilizado como ferramenta no atendimento aos empresários. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais voltado para esclarecer dúvidas e ajudar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Participaram do evento o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Aldecir Roberto Fernandes, o vereador Manoelito Félix de Oliveira, além de outras lideranças locais.

Ações para os empreendedores

Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu 21 empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com compradores. Claudio Coimbra, por exemplo, é proprietário do site “Ache tudo aqui”. A página on-line consiste em uma lista telefônica digital que divulga informações sobre as empresas presentes no município para que sejam facilmente encontradas por moradores e visitantes da cidade. Participar da sessão de negócios, possibilitou a prospecção de mais clientes.

“Eu trago visibilidade para as empresas que me contratam, pois além de colocá-las em meu site, também atualizo o cadastro delas no Google, possibilitando que sejam encontradas facilmente. Foi muito positivo participar da sessão, porque alguns clientes meus também participaram e incentivaram as novas empresas que não conheciam o meu trabalho a aderir. Sai daqui com três negócios interessados em fechar parceria”, pontuou o empreendedor.

Para Marcelo Ribeiro, proprietário da Gecom Energia, especializada em energia solar, participar da Sessão de Negócios foi bastante interessante para fazer networking e conhecer os empresários locais. “Foi um encontro positivo para me aproximar dos negócios da minha cidade e formar parcerias. A gente faz parte do mesmo comércio local e, muitas vezes, pela correria, não temos tempo, nem oportunidade de conhecer os colegas e esse encontro possibilitou isso, além de fomentar novos negócios”, declarou Marcelo.

Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Dentre os expositores esteve Maria Aparecida Souza, proprietária da Guloseimas da Cida. Doces como cocada cremosa, cupcake, e mousse estiveram entre as delícias levadas por ela.

“Trabalho a nove anos com produção de diversos tipos de doces e fiquei muito feliz de ser convidada para participar do Dia da Oportunidade. Sempre participo de feiras, mas estar aqui, realmente, foi muito bom e vendi mais do que o esperado. Um dinheiro a mais que faz diferença no meu orçamento”, comemorou a empresária.

Josefa Marques Mazarão foi outra empresária que participou da Feira de Negócios. Ela faz parte da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, um grupo composto por 23 artesãos que confeccionam trabalhos com diferentes matérias-primas como biscuit, argila e tecido. Os artesãos são acompanhados pelo Sebrae/MS e, durante o Dia da Oportunidade, Dona Josefa pode apresentar ao público um pouco das peças confeccionadas pela associação.

“Eu trabalho, especificamente, com tecelagem e produzo peças à base de lã de carneiro, algodão e seda. Faz 26 anos que atuo no segmento e sempre tem gente nova se surpreendendo com as minhas produções, então, estar na Feira de Negócios foi bom para isso. Mais pessoas puderam conhecer o que eu faço e o trabalho de outros artesãos, já que trouxemos peças produzidas por pessoas diferentes. Acredito que essa visibilidade é muito importante”, destacou a artesã.

Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna com Valdir Pipoqueiro, uma referência como microempreendedor individual (MEI), sendo um case de sucesso também para pequenas e médias empresas do Brasil. Já realizou mais de 1.000 palestras e foi destaque em programas televisivos.

Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: “Despertando para o associativismo”; “Workshop de Crédito e Finanças para Agricultura Familiar”; “Boas práticas para Acesso ao Crédito para Mpes”; “As Novas Competências do Profissional do Futuro”; “Palestra Salva Vendas: Além do Marketing Digital”; “Habilidades Práticas de um Novo Vendedor”.

Quem participou das capacitações como o microempreendedor individual Alisson de Oliveira, proprietário da JA Pratas, destacou a importância do conhecimento adquirido. “Achei bastante interessante e muito válido, principalmente, para quem está começando como eu. Faz seis meses que abri o meu negócio e aqui pude aprender dicas práticas que vão fazer a diferença. Sou de Itaquiraí e fiz questão de vir para Caarapó para participar das capacitações oferecidas”, pontuou o empresário.

O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.