Dourados reduz demanda de exames com dois aparelhos de eletroencefalograma

Aparelhos para exames de eletroencefalograma vão reduzir tempo de espera em Dourados – Foto: Assecom
Aparelhos para exames de eletroencefalograma vão reduzir tempo de espera em Dourados – Foto: Assecom

Dourados passa a contar, a partir deste mês, com dois aparelhos para exames de eletroencefalograma. O serviço é realizado através de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde com a Assessoria Técnica de Ações de Regionalização, da Secretaria estadual de Saúde.

Os dois equipamentos foram cedidos ao Município em sistema de comodato, e fornecem, além do exame preliminar, o laudo técnico emitido pela empresa Telecardio, via online. Os dois equipamentos podem atender a uma média de 200 exames por mês e serão significativos para que Dourados possa reduzir a demanda reprimida.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, hoje existe em torno de 3.500 a 4.000 pedidos de exames nessa área que aguardam na fila, porque anteriormente os exames eram feitos de forma muito reduzida, já que o Município não dispunha da estrutura necessária.

“Importante que agora, além dos exames, sai também o laudo médico e, com o comodato, todo o custeio das maquinas é feito pelo Estado, ajudando bastante para que a gente tenha condições de acabar com essa fila em curto espaço de tempo”, avaliou.