Os trabalhos, que tiveram como foco recolher resíduos sólidos e materiais inservíveis que acabaram virando pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, foram coordenados pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com apoio do Centro de Controle de Endemias (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Dourados realizou no sábado (18) uma ação emergência de limpeza para recolher entulhos e materiais inservíveis abandonados em quintais e terrenos baldios localizado no Jardim Carisma, uma das áreas de maior avanço de casos de Chikungunya nos últimos dias. Os trabalhos foram coordenados pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com apoio do Centro de Controle de Endemias (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde.
Apesar do feriado prolongado pelo ponto facultativo em razão do Dia de Tiradentes, lembrando nesta terça-feira (21), as equipes não pararam. “No sábado percorremos todos o bairro orientando os moradores para que colocassem os materiais inservíveis nas calçadas e nesta segunda-feira (20) voltamos com os caminhões e máquinas para coletar e dar destino correto aos resíduos sólidos”, explica o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Angelo Augusto Gomes dos Santos.
Os trabalhos seguem diretrizes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, bem como fazem parte do Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya, um documento de 36 páginas com um conjunto de medidas fundamentais para conter o avanço da doença e superar a epidemia.
O secretário-adjunto de Serviços Urbanos fala sobre a importância da participação direta das pessoas nessa luta contra a epidemia de Chikungunya. “Estamos fazendo a parte que compete à Prefeitura de Dourados, mas essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti só será vencida com o envolvimento sério de toda população, que precisa acabar com os pontos de água parada, manter os quintais limpos e acondicionar o lixo em sacos apropriados”, ressalta Angelo Gomes dos Santos.
Paralelamente aos trabalhos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, equipes do Centro de Controle de Zoonoses atuaram no Assentamento Santa Felicidade, onde foram localizados 12 focos do mosquito transmissor da doença. As equipes fizeram tratamento químico em 8 moradias e borrifaram larvicida com máquina costal em 16 residências. Além disso, foi aplicado larvicida com máquina Leco em 80 quarteirões do Jardim Agua Boa, Jardim Florida 1 e 2 e imediações.
Até esta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde havia recebido 305 Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL), também chamadas de “armadilhas” e os agentes de combate às endemias já tinham instalado 277 delas nos bairros Assentamento Santa Fé, Assentamento Santa Felicidade, Jockey Clube, Vila Mariana, Parque das Nações I e II, Terra Dourada, Comunidade Vitória, Parque do Lago I e II e imediações.
Ações de saúde
Diante da epidemia de Chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde terminou que a UBS Seleta e UBS Santo André mantivessem atendimento durante o feriado prolongado. No sábado (18), a Unidade Básica de Saúde Seleta realizou 241 atendimentos, com 75 atendimentos médico, 7 deles para casos suspeitos de Chikungunya. No mesmo dia, a UBS Santo André realizou 68 atendimentos, com 47 atendimentos médicos, 4 deles de casos suspeitos de Chikungunya.
No domingo (19), a UBS Seleta realizou 77 atendimentos, sendo 69 atendimentos médicos e 10 casos de pacientes com sintomas de Chikungunya. No mesmo dia, a UBS Santo André realizou 27 atendimentos, com 25 atendimentos médicos e 2 casos de pacientes com sintomas de Chikungunya.
Nas aldeias Bororó e Jaguapiru, o final de semana também foi de trabalho para as equipes móveis de saúde. No sábado (18) foram 67 atendimentos de saúde, a maior parte na Aldeia Jaguapiru. No domingo (19) foram 38 atendimentos na Aldeia Bororó e outros 38 na Jaguapiru; Já a Equipe 2 que atua na Aldeia Jaguapiru realizou 9 atendimentos no sábado (18), todos sintomáticos para Chikungunya.



