Devolução de equipamentos à JBS não prejudica estruturação tecnológica de leitos covid no HU-UFGD

Itens que não têm aproveitamento no hospital poderão ser repassados à Secretaria de Estado da Saúde, para destinação a outras unidades de atendimento

Novos leitos de UTI já contam com equipamento necessário – Assessoria

A decisão de devolver à empresa JBS parte dos equipamentos enviados como doação ao Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) não prejudica a estruturação tecnológica dos leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 internados na instituição, uma vez que os dez novos leitos em processos de abertura já contam com os equipamentos de suporte à vida necessários.

Todos os itens enviados como doação passaram por avaliação técnica de uma comissão multiprofissional, que emitiu parecer opinativo favorável à aceitação dos seguintes itens: 15 camas hospitalares elétricas, 3 desfibriladores e 15 monitores multiparâmetro. A recomendação de recusa foi para 10 ventiladores pulmonares, por não possuírem todos os requisitos que a comissão entende serem necessários para assistência aos pacientes com covid, e 75 bombas de infusão que não têm registro na Anvisa e não apresentam compatibilidade técnica total com os insumos já em utilização na UTI do HU-UFGD.

Num segundo lote de doação da JBS, foram enviadas ao HU-UFGD seis macas e 30 camas hospitalares mecânicas. Essas camas também estão no rol de itens a devolver, pois, dentro do HU-UFGD, o espaço físico para leitos já conta com a quantidade de camas hospitalares necessárias.

No ofício em que pede à gerência da JBS o agendamento da devolução, a gestão do hospital também se coloca à disposição para fazer a entrega dos referidos itens diretamente à Secretaria de Estado da Saúde, que já manifestou interesse em estudar a destinação do material a outras unidades assistenciais.

Vale lembrar que, desde o início da pandemia, o HU-UFGD vem se estruturando para fazer frente à nova doença, com o intuito de oferecer à população um serviço de saúde com qualidade e responsabilidade. Nesse sentido, várias adequações físicas, mudanças de fluxos internos e treinamentos de pessoal foram realizados, e a gestão do hospital está permanentemente mobilizada para qualquer atitude, decisão ou providência que se façam necessárias.

A JBS se pronunciou em Nota, veja abaixo:

NOTA DA JBS

A JBS esclarece que, conforme laudos anexos e encaminhados à reportagem, os equipamentos doados pela empresa estão em total conformidade técnica e são indicados para os tratamentos solicitados e para ajudar a salvar vidas em meio à pandemia da Covid-19.

A empresa informa que a demanda e o uso dessas doações foram definidos pela Secretaria de Saúde do estado (SES) e que, conforme ofício recebido hoje, a SES informou que “em reunião, ocorrida às 17h00 de ontem (22 de julho), com a participação deste Gestor, equipe técnica da SES, Diretores da JBS e profissionais da área da saúde, em que ficou evidenciado que os referidos equipamentos oferecem condições para montagem de leitos de UTI no enfrentamento a pandemia de Covid-19; Solicitamos autorização da JBS, empresa doadora, para efetuar a retirada de todos os equipamentos entregues ao HU-UFGD, conforme listagem abaixo, para serem transferidos à outras unidades hospitalares indicadas por esta Secretaria, possibilitando a imediata instalação de novos leitos de UTI com o objetivo único e exclusivo de salvar vidas em nosso Estado:

75 – Bombas de Infusão;

10 – Ventiladores pulmonares;

30 – Camas hospitalares;

15 – Monitores de sinais vitais;

3 – Desfibriladores.

A Companhia reitera que a solicitação da SES e a consequente transferência dos equipamentos não tem  qualquer relação com questões técnicas ou de viabilidade operacional dos aparelhos doados, conforme esclarecimento e comprovações técnicas e documentos apresentados em reunião realizada ontem com a SES e profissionais da área da saúde.

  • Matéria atualizada às 10h16 de 24 de julho para acréscimo da nota da JBS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.