Com EAD, TCE-MS qualifica a governança

  • Por Iran Coelho das Neves

Em sequência à abordagem do artigo anterior, sobre a importância social, econômica e política da aproximação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) com administradores e gestores dos entes jurisdicionados – Estado e Municípios –, através da transferência contínua de conhecimento sobre a gestão pública, destacamos o papel estratégico desempenhado pelo nosso sistema de Ensino a Distância (EAD).

Iran Coelho das Neves é Presidente do TCE-MS – Assessoria

Um dos principais instrumentos de nossa Escola Superior de Controle Externo – Escoex –, ancorado em metodologia contemporânea e ambiente virtual avançado, o EAD contempla as múltiplas áreas da gestão pública, assegurando capacitação técnica e conhecimento de natureza legal e administrativa, sempre com foco na boa governança.

Em dez anos, a Escoex capacitou nada menos 26 mil gestores, agentes políticos e pessoas não vinculadas à administração pública, dos quais quase dois mil tiveram acesso a cursos e palestras através dos suportes digitais do EAD, a partir de 2016.

Com a dinâmica dessa transferência permanente de conhecimento, o TCE-MS responde ao desafio que se impôs, de crescente interação com os órgãos da administração pública sobre os quais exerce o controle externo.

Através do EAD, nossa Corte de Contas transcende de suas atribuições formais, assumindo-se como instituição pública ciente de que entre suas responsabilidades sociais está a de democratizar o acesso à formação continuada para gestores, administradores e demais cidadãos interessados. Sem que para isso precisem dispender tempo e recursos com deslocamentos.

Assim, ao mobilizar, através do EAD, um sistema tecnológico avançado como plataforma educacional centrada no aprimoramento da gestão, além da capacitação de maior número de gestores públicos e agentes políticos, com a consequente qualificação da governança, o TCE-MS contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades no controle social da administração pública.

Com a contribuição decisiva e crescente das modernas tecnologias digitais, a sociedade atual avança vertiginosamente no domínio da informação e do conhecimento, o que significa crescente conscientização do indivíduo para exercer sua cidadania em todas as instâncias governamentais.

Ao lançar mão dessas ferramentas digitais para capacitar gestores e melhorar continuamente a qualidade da administração pública, principalmente prevenindo distorções e desvios, o TCE-MS contribui para consolidar novos paradigmas de modernização social estabelecidos por essa dinâmica que caracteriza a democracia contemporânea.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.