Biden e Netanyahu conversam pela primeira vez e debatem pandemia e Irã

Pauta envolveu ‘ameaça iraniana’ e desafios do Oriente Médio

Biden e Netanyahu conversaram por cerca de uma hora por telefone – Foto: EPA

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou nesta quarta-feira (17) que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela primeira vez desde a posse do norte-americano em 20 de janeiro.

Segundo o gabinete do premiê, a conversa durou cerca de uma hora e foi “calorosa e amigável”, com o compromisso de continuar a trabalharem juntos para reforçar ainda mais a aliança entre Estados Unidos e Israel.

“Os dois discutiram os futuros passos dos acordos de paz, a ameaça iraniana e os desafios regionais, comprometendo-se a seguir com o diálogo. O presidente Biden parabenizou o primeiro-ministro Netanyahu pela sua liderança na luta contra o coronavírus e os dois compartilharam ideias de como enfrentar a pandemia”, informou ainda o governo israelense.

A Casa Branca não se manifestou formalmente sobre o telefonema, mas Biden afirmou aos jornalistas que cobrem o dia a dia da Presidência que foi uma “boa conversa” entre os líderes.

A demora nesse primeiro telefonema causou críticas em Israel, já que o país era um dos principais focos internacionais do antecessor do democrata, Donald Trump. Fontes de Washington dizem que a demora se deveu ao processo eleitoral que Israel vive, sendo a eleição de março a quarta em apenas dois anos.

Ainda não se sabe se Biden adotará a mesma postura de apoio incondicional aos israelenses ou voltará a agir como durante o período do governo Barack Obama, do qual foi o vice-presidente, como uma postura mais aberta também aos palestinos.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.