Banco Mercantil do Brasil registra lucro líquido de R$ 40 milhões no 3º trimestre de 2022

  • Carteira de crédito chegou a R$ 10,3 bilhões no período, crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2021
  • Evolução em crédito consignado foi superior a 14%, chegando a R$ 6 bilhões
  • Destaque também para a nova elevação de rating pela Fitch Ratings, no total de três graus em cerca de um ano

O Banco Mercantil do Brasil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira com foco no público 50+, anuncia os resultados do 3º trimestre de 2022 com destaques para o crescimento da carteira de crédito, ampliação na base de clientes ativos e uma nova elevação de rating da Fitch Ratings. O lucro líquido da instituição foi de R$ 40 milhões no 3T22 e o lucro acumulado no ano foi de R$ 135,4 milhões.

A carteira de crédito chegou a R$ 10,3 bilhões, crescimento de 28% em relação ao mesmo trimestre do exercício anterior, sendo composta majoritariamente por empréstimos consignados para pessoa física: R$ 6 bilhões para esta modalidade. Somada à parcela de empréstimos vinculados ao saque aniversário do FGTS, que atingiu no período R$ 1,3 bilhão, a modalidade de empréstimo para pessoa física pulverizada e com baixo risco de crédito superou 70% da carteira.

Gustavo Araújo, CEO da instituição, destaca que os resultados do trimestre se mantiveram estáveis de modo geral, com crescimento significativo para a base de clientes ativos, atualmente em 5,7 milhões. “Em um ano desafiador, a inadimplência aumentou no mercado e diminuiu no Banco Mercantil. Atribuímos este movimento à nossa estratégia de construir uma carteira de crédito de qualidade, com participação relevante e crescente de consignado e saque aniversário do FGTS, ambas com excelentes estruturas de garantia. Essa estratégia, combinada com a expansão expressiva das nossas receitas de serviço, contribui para resiliência do nosso resultado, mesmo em um cenário de alta de juros”, afirma.

A receita de prestação de serviços (tarifas bancárias, seguros, cartões, entre outros) foi outro destaque para o período, chegando a R$ 310 milhões no acumulado dos nove meses de 2022, aumento de 21,09% em comparação com o mesmo período de 2021. “Não estamos apenas abrindo novas contas que se tornam inativas em pouco tempo. Estamos trazendo a vida financeira do cliente para dentro do ecossistema do Banco Mercantil”, diz Paulino Rodrigues, CFO da instituição.

A despesa operacional de R$ 657 milhões no acumulado dos nove meses do ano teve alta de 1,4% e o custo de captação chegou a R$ 788 milhões no mesmo período, enquanto o período anterior foi de R$ 211 milhões. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) foi de 15,3% e o Índice de Basileia está em 15%. “Mesmo em um cenário de aumento expressivo do custo de captação, conseguimos equalizar a nossa operação e ganhar eficiência, o que manteve as métricas de desempenho do banco em patamares estáveis”, conta Rodrigues.

Rating

No mês de outubro, o Banco Mercantil do Brasil recebeu uma nova elevação de rating pela agência internacional de classificação de risco Fitch Ratings, a terceira em cerca de um ano. O Rating Nacional de Longo Prazo do Banco Mercantil do Brasil S.A. (BMB) foi classificado em ‘A-(bra)’, subindo de ‘BBB+(bra)’ da análise anterior. A agência afirmou também o Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F2(bra)’, antes ‘F3(bra)’.

“As elevações são consequência do resultado mostrado em vários indicadores, que atestam crescimento exponencial atrelado a fundamento e solidez nos últimos três anos. Estar no patamar dos A’s nas duas casas de ratings, Fitch Ratings e S&P Global Ratings (S&P), é reflexo da excelência e dedicação de todo o time do Banco Mercantil”, finaliza Gustavo Araújo.

Em seu relatório, a Fitch Ratings afirmou: “A Fitch acredita que o BMB tem potencial para incrementar a relação entre suas despesas e receitas, à medida que adota gradualmente estratégias de diversificação de suas fontes de receita e vendas cruzadas. Isto, juntamente com os menores custos de provisão esperados e os ganhos de eficiência na gestão da liquidez, deve sustentar a rentabilidade ao longo dos próximos 12 meses”.

Sobre o Mercantil do Brasil

O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 5,7 milhões de clientes ativos, 75% dos quais são pessoas físicas com 50 anos ou mais, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. Não à toa, o banco foi eleito em 2021 a Empresa do Ano no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar e na 5ª colocação dos maiores pagadores de benefícios do país.

A empresa conta com uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades pelo país.

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