Aulas presenciais foram retomadas na rede municipal de ensino de Caarapó nesta segunda-feira

Retorno às aulas na rede municipal de ensino de Caarapó tem mais de 4 mil alunos – Foto: Arquivo/Secom

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó (Semeec) retomou nesta segunda-feira (7) as aulas presenciais nas escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil. Mais de quatro mil alunos matriculados em 2022 retornam às escolas e CMEIs do município.

No entanto, na creche do CMEI Júlio Ushigima e CMEI Rita Tereza de Araújo Silva – Extensão Cristalina, o atendimento ainda não terá início, em razão da necessidade de nova convocação de servidores – como auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs).  A Semeec está tomando todas as providências para que o problema seja resolvido ainda nesta semana.

De acordo com a Semeec, a retomada das aulas 100% presenciais vai obedecer aos protocolos de biossegurança em razão da pandemia de Covid-19, como uso de máscaras de proteção dentro das escolas e medidas de higienização e limpeza, além da observância de outras orientações previstas no Plano Municipal de Protocolos de Segurança para o retorno das aulas presenciais em relação às medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Os estudantes também vão receber uniforme e kits de material escolar, assim que forem entregues pela empresa vencedora do processo de licitação.

A secretária municipal de Educação ressalta a importância dos pais ou responsáveis, procurarem as instituições educacionais para matricularem as crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, etapa obrigatória, prevista na Art. 4° da Lei nº 12.796, de 2013, que prevê “educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade”, destacou Ieda Marran.

A Secretaria de Educação vem realizando a Busca Ativa Escolar, com o objetivo de garantir que todas as crianças e adolescentes dessa faixa etária estejam matriculadas e frequentando as aulas.

“A educação é um direito garantido na Constituição Federal e cabe às famílias a responsabilidade da matrícula e do acompanhamento escolar, de forma que todas as crianças e adolescentes estejam matriculados e aprendendo”, ressalta a secretária de Educação.

Pertencem à rede municipal de ensino as escolas Rui Barbosa, Professor Moacir Franco de Carvalho, Cândido Lemes dos Santos e Ñandejara Polo e extensões, localizada na aldeia indígena Te’yikue, além dos centros municipais de Educação Infantil  Professor Armando Campos Belo, Aristides Maciel da Silva, Dona China, Professor Júlio Ushigima, Frei Mateus, Professora Roseli Alves de Brito e Rita Tereza de Araújo Silva, sendo este último no distrito de Nova América, com extensão no distrito de Cristalina.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.