Alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas participam de passa ou repassa virtual

Como sequência das aulas online adotadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas participaram da brincadeira “passa ou repassa virtual” como parta das atividades envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física. Sob a orientação dos professores Damila Fernanda (Língua Portuguesa) e Alex Neres (Educação Física), os estudantes trabalharam o conhecimento com jogos lúdicos e interdisciplinares, focando em uma variação de perguntas e charadas.

Para a professora Damila Fernanda, a atividade serviu para incentivar e motivar os alunos em uma competição saudável, visando à ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e a coerência ao responder as questões. A partir do planejamento, os professores perceberam que os alunos precisavam de uma aula diferente, já que estamos passando por um momento bem delicado. Então eles elaboraram perguntas aleatórias que envolvessem raciocínio lógico, interpretação e interação de grupos.

Os alunos foram separados por grupos, depois cada grupo sorteado teria 40 segundos para responder, se não soubessem, pagariam com uma prenda. Vencia a turma que obtivesse o maior número de pontos. “Um trabalho interdisciplinar tem mais resultados, propõe relações entre as disciplinas e além de competirem saberes, amplia os espaços de intercâmbio dinâmico e experiências pedagógicas inovadoras com práticas e recursos tecnológicos”, disse Damila Fernanda.

Já o professor Alex Neres completa que nesse tempo de isolamento social os educadores estão sempre em busca de ações que possam trazer a sensação de estar em um mesmo ambiente de aprendizado, aliviando assim a falta da escola presencial. “Percebemos a alegria dos alunos que mesmo de longe, puderam sentir a euforia e a alegria dos colegas durante a atividade. A interação que houve foi algo muito especial. Foi muito gratificante”, afirmou o professor de Educação Física.

Na avaliação da coordenadora pedagógica Silvana Bedin Quinteiro Braga, a interdisciplinaridade entre as aulas de Língua Portuguesa e Educação Física foi muito interessante. “Na brincadeira passa e repassa, os alunos interagiram de forma muito dinâmica, sempre querendo dar contribuição para o grupo com muita seriedade e ao mesmo tempo leveza”, disse.

A aluna Lara Cristina Toledo Duarte elogiou a atividade interdisciplinar. “Foram feitas perguntas com curiosidades, complete a música e forca dos advérbios. Foi uma maneira muito boa de descobrir algumas coisas e descontrair”, avaliou. “Achei muito legal a ação que os professores trouxeram aos alunos hoje foi bem significativa. Alguns alunos que não interagiam durante as aulas normais, durante a gincana eles participaram. Aprendi que não é apenas ganhar ou perder e sim a trabalhar em grupo de forma respeitosa”, completou o aluno Eduardo Aguirre Ramos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.