Uefa abre processo contra Juventus, Barcelona e Real Madrid por Superliga

Clubes são contestados por possível violação de protocolo legal

Juventus ainda permanece no projeto – Foto: ANSA

A Uefa abriu oficialmente nesta terça-feira (25) um processo contra o Barcelona, a Juventus e o Real Madrid por uma “potencial violação ao quadro jurídico” da entidade devido à participação dos três clubes na Superliga Europeia. O trio ainda não renunciou formalmente ao projeto.

Segundo comunicado oficial, a decisão foi tomada após uma investigação conduzida pelos Inspetores de Ética e Disciplina da Uefa.

No último dia 7 de maio, a entidade já havia informado que os outros nove clubes – Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Internazionale, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan e Tottenham – haviam abandonado o projeto e seguido diversas recomendações para evitar sanções, sendo reintegrados “no espírito de reconciliação e para o bem do futebol europeu”.

“Em relação ao chamado ‘projeto Superliga’, foi aberto um processo disciplinar contra o Real Madrid, Barcelona e Juventus por uma potencial violação do quadro jurídico da Uefa”, acrescenta a nota.

De acordo com a Uefa, mais informações serão apresentadas no devido tempo. No entanto, Barcelona, Juventus e Real Madrid podem ser excluídos das competições organizadas pela entidade, apesar de já estarem classificados para a próxima edição da Liga dos Campeões.

A “Superliga” durou menos de três dias após o anúncio da criação do grupo. A ideia era fazer partidas nos meios de semana, com presença garantida dos fundadores, com o objetivo de assumir o dinheiro distribuído no futebol europeu. Desde o anúncio, porém, a medida foi rechaçada praticamente de maneira unânime por clubes, governos dos países envolvidos, além de protestos de torcidas dos 12 clubes.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.