Três equipes da Escola Sesi vão representar MS em torneio nacional de robótica para alunos do Ensino Médio

Evento será entre os dias 27 e 29 maio, no Pavilhão da Bienal de São Paulo – Divulgação

Três equipes da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul vão representar o Estado no Torneio Sesi de Robótica – modalidade FIRST Tech Challenge. A competição nacional é voltada a estudantes de 14 a 18 anos do Ensino Médio. Os times Tera Robotics (Três Lagoas), TupiTech (Corumbá) e Just Girls (Aparecida do Taboado) vão disputar o evento entre os dias 27 e 29 maio, no Pavilhão da Bienal de São Paulo (SP).

A FIRST Tech Challenge desafia as equipes a projetar, construir e programar um robô do zero para cumprir tarefas dentro de uma arena. Para a temporada 2022, o desafio “Freight Frenzy” propõe a construção de robôs que possam atravessar obstáculos para levar uma variedade de cargas de depósitos a centros de transporte. Além do desafio técnico, os jovens têm de executar atividades comuns para empresas reais, como estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade.

O assessor de tecnologias educacionais do Sesi, Fabio Rodrigo de Souza, explica que a modalidade exige dos alunos criatividade e pensamento crítico para superar os desafios propostos. “A FTC trabalha com os alunos conceitos de engenharia, física, matemática e competição amigável. Todas as equipes recebem um kit inicial, e a partir daí podem usar diversos materiais para construir o robô. Eles precisam cumprir algumas missões em curto período de tempo, entre funções autônomas do robô e funções operadas remotamente”.

Como o nome indica, a equipe Just Girls é formada apenas por garotas. Este ano será a estreia do time na modalidade, que foi implementada recentemente na Escola Sesi Aparecida do Taboado. O técnico Washington Luiz de Oliveira Carvalho conta que as garotas estão se esforçando bastante para poder brilhar na FTC. “Recentemente concluímos a carcaça básica do robô, agora estamos trabalhando no sistema de tração. Todas as alunas estão se desdobrando para aprender sobre a categoria, buscando informações com parceiros e equipes do Brasil, fazendo pesquisas sobre design, estrutura e projeto social. Todo o trabalho é para fazer bonito no torneio e garantir uma premiação”.

Em Corumbá, o time TupiTech está em fase de conclusão do robô, trabalhando atualmente nas adaptações finais do projeto. A técnica Ellen Conrado destaca a dedicação dos alunos em competir na FTC. “Os treinos estão acontecendo de forma intensa, só na semana de provas que eles fazem menos encontros. Os alunos já têm valores em caixa para os gastos com a hospedagem. Estão agora providenciando camisetas e banners por meio de patrocinadores e apoiadores”.

Quem também está com os treinos bem encaminhados é o time TeraRobotics, de Três Lagoas. Um dos integrantes, o aluno Gabriel Martins Fernandes, relata que a equipe está otimista para a disputa do evento em São Paulo. “Estamos fazendo um pente-fino no projeto e estudando qual tipo de material usaremos na carenagem do robô, se MDF, impressão 3D ou acrílico. A parte de marketing, patrocínio e redes sociais está bem encaminhada. Estamos com altas expectativas para a temporada”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.