Repentes performáticos animam Chá Acadêmico da ASL esta semana

“Ruberval Cunha demonstra técnica batizada de “Improviso Guaicuru” em evento cultural da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”

Repentes performáticos prometem uma viagem entre rimas e histórias durante o tradicional Chá Acadêmico da ASL, que acontece nesta quinta-feira (31) com o tema “Encontros para a poesia – um depoimento literário”. Esta edição do evento cultural da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras recebe Ruberval Cunha, criador do “Improviso Guaicuru”, modalidade que agrega técnicas teatrais, discurso poético, elementos musicais e participação do público.

Para o presidente da ASL, escritor Henrique Alberto de Medeiros, o diferencial “está na capacidade do repentista Ruberval em trazer o público à cena, fazendo cumprir a efetiva democratização da arte literária”. Já o secretário-geral, Rubenio Marcelo destaca a oralidade única do poeta, pautada na linguística, filosofia e psicologia – ingredientes que compõem o que Rubenio batizou de “Improviso Guaicuru”.

A abertura será às 19h30, com declamações de Aloízio Soares e música regional do intérprete e violonista Reginaldo Sans, que já acumula mais de meio século de carreira. Artes plásticas também marcarão presença nas mãos de Roseléia Valadão. A poeta e professora pintará um quadro temático, ao vivo durante o encontro, utilizando técnicas como ressignificação de objetos cotidianos.

Sala Prof. Arassuany Gomes de Castro – a diretoria da ASL também inaugurará a Sala Prof. Arassuay Gomes de Castro, em homenagem ao escritor nascido em 1926 e também ex-presidente da ASL, imortalizado na Cadeira 24. A solenidade é parte dos festejos alusivos aos 48 anos da Academia, considerada a mais alta entidade literária do Estado, fundada em 30 de outubro de 1971.

Mais sobre Ruberval Cunha: Palestrante, ator performático, poeta repentista e professor. É tricampeão da Noite Nacional de Poesia, entre outros campeonatos. Foi presidente da União Brasileira de Escritores – MS e atuou nos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura. Faz parte da Associação Campo-grandense de Grupos Teatrais (ACGT) e desenvolve projetos na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Serviço
Chá Acadêmico da ASL

“Encontros para a poesia – um depoimento literário”

Dia 31 de outubro, às 19h30

Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco.