Julião Gaúna, presidente do Sindigraf/MS, na Fespa Brasil – Divulgação

Após participação na Fespa Brasil – Digital Printing 2019, reconhecida como o mais importante evento de impressão digital do País e realizada na semana passada no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o presidente do Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul), Julião Flaves Gaúna, destacou as tendências e novidades em impressão digital apresentadas para melhorar a competitividade das indústrias gráficas.

Segundo Julião Gaúna, o evento reuniu os principais players do segmento e foi uma oportunidade importante para ampliar a rede de contatos. “Além disso, a Fespa ofereceu uma série de congressos sobre variados aspectos de mercado. Então é realmente uma excelente oportunidade de se atualizar sobre o que há de mais moderno no mercado e conhecer técnicas e equipamentos que podem melhorar nossa competitividade”, afirmou.

Entre os destaques da feira, o presidente do Sinfigraf/MS destacou as novidades em sublimação, que consiste em impressão em tecido, e envelopamento. “São duas áreas em que a impressão digital é fundamental e para o qual o segmento gráfico ainda não estava dando muita atenção, mas que vem crescendo, então é importante desenvolvermos ações para atender esse público”, reforçou. 

Sobre a Fespa

A Fespa Brasil – Digital Printing 2019 foi a maior edição da história do evento no País desde sua chegada ao Brasil no ano de 2013 e os números registrados confirmam que a edição deste ano teve a maior área de exposição ocupada e a mais alta taxa de visitantes pré-inscritos para o evento. “Temos orgulho de ver o quanto o mercado acreditou na Fespa Brasil – Digital Printing e a maior prova é o crescimento da feira. Estes resultados mostram que o mercado confia nesta indústria e os investimentos serão retomados e concretizados dentro da feira”, declarou Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil.

Dentro da feira, o visitante entrou em contato direto com o que há de mais eficiente e tecnológico no mundo da impressão digital, com a exposição de soluções para o segmento promocional, para o mercado de embalagens e rótulos, as novidades em comunicação visual e sinalização, as possibilidades do digital têxtil para vestuário e decoração, soluções em envelopamento e muito mais. Durante os quatro dias de feira, o visitante participou dos congressos técnicos gratuitos, com especialistas de renome no mercado.

Nos dias 20 e 22 de março, foi realizado o Congresso Inteligência Gráfica, discutindo a parte estratégica do negócio, enquanto no dia 21 foi o momento de falar da estamparia digital no Digital Textile Conference, com Patrocínio Global Química & Moda. No dia 23, a parceria com o Senai apresentou para o evento a Academia da Impressão Digital, com ensinamentos práticos para o impressor. Na Ilha da Sublimação, palestras, debates e exposição de produtos vão mostrar como a produção de materiais sublimados pode ser uma excelente oportunidade de empreender.