Prefeitura de Dourados realiza ações de prevenção ao suicídio no “Setembro Amarelo”

Rede de Atenção Psicossocial e parceiros levam debate a diversos públicos

“Falar é a Melhor Solução”. Este é o tema central das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Dourados na campanha “Setembro Amarelo”, direcionada à prevenção ao suicídio. Durante todo o mês, atividades ocorrem em espaços públicos e instituições parceiras com o intuito de alcançar vários públicos com conscientização sobre o assunto.

A Secretaria Municipal de Saúde estruturou a programação do Setembro Amarelo por meio da Raps (Rede de Atenção Psicossocial), com instituições parceiras e apoio da Semas (Secretaria de Assistência Social) e Semed (Secretaria de Educação).

Márcia Cristina Pereira da Silva, coordenadora do Núcleo de Rede de Atenção a Saúde, destaca que o trabalho com foco em saúde mental é constante e visa a cumprir encaminhamentos do Ministério da Saúde. Para setembro, com a campanha, a estruturação das ações, segundo ela foi em conjunto com toda a rede e tratará o tema com a população, com os profissionais de saúde e da educação e buscará também impactar com uma ação diferenciada que é a Caminhada pela Vida, no centro de Dourados.

“O intuito é o debate com a sociedade, esclarecimentos sobre a saúde mental, os cuidados, a prevenção. Os dados atuais mostram que a prática cresce entre jovens e o assunto que ainda conta com grande tabu precisa de atenção”, disse.

Oficinas sobre o tema acontecem nas unidades básicas de saúde e nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) tanto na sede do município, distritos e na reserva indígena. Nesta segunda-feira (10) tem programação na Vila Formosa e em Macaúba.

Na quarta-feira 12, às 7h30, no auditório da OAB, haverá palestra com diretores e coordenadores de escolas municipais sobre o assunto. Na mesma data, haverá concentração e panfletagem pela “valorização a vida”, na Praça Antônio João, às 9h30, com direção da Semed.

No dia 18, o tema será tratado junto a grupo de idosos, na Seleta. Na Câmara de Vereadores, dia 19, acontece um simpósio sobre o tema, a partir das 8h. Na mesma data, às 18h30, também na Câmara, ocorre um seminário de promoção à vida.

O Fórum Setembro Amarelo acontece no dia 27, a partir das 7h, no auditório do bloco 10, da Unigran. No dia 29, a caminhada pela vida terá como ponto de saída, a paróquia São José do Operário, às 8h e seguirá pela avenida Marcelino Pires. Haverá concentração do movimento às 10h, na Praça Antônio João, ação estruturada pela Rede e pela Unigran.

Na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) palestras e rodas de conversas acontecem nos dias 17, 18, 19, 20 e 24 de setembro.

Estas e outras ações têm participação da Rede de Assistência Psicossocial, que inclui a Atenção Básica e Especializada da Saúde, instituições como Caps Ad, Caps II, Pronto Atendimento Infantil, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro de Atendimento a Mulher, Hospital Universitário, Sesai, a Semas, Semed, Universidade Federal da Grande Dourados e parceria da Unigran.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.