Agentes do IBGE informaram à prefeita que Censo demográfico 2020 já tem planejamento definido em Dourados – Foto: A. Frota

Na manhã desta terça-feira (10), profissionais que atuam no Censo demográfico 2020 apresentaram à prefeita Délia Razuk o planejamento do trabalho em Dourados. O levantamento demográfico acontecerá simultaneamente em todo o país, entre os meses de agosto e novembro do próximo ano.

O coordenador de área do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Fabiano Iorio, disse que em Dourados as atividades envolverão mais de 200 pessoas. Para isso, haverá processos seletivos para mão-de-obra no Censo que serão divulgados pelo IBGE.

“Serão vagas para agentes censitários, supervisor e outras com salários que chegam a R$ 3mil”, disse.

O chefe da agência do IBGE em Dourados, Leandro Cabral dos Santos, disse que toda extensão do município será avaliada no Censo, com levantamentos sobre população, residências, características sobre educação e trabalho, entre outras.

A prefeita Délia Razuk destacou a importância do levantamento, que ocorre a cada dez anos em todo o país e serve como base para diversas análises, empreendimentos, ações de gestão e também para repasses oficiais de recursos, como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ela ressaltou ainda sobre as oportunidades de trabalho que serão geradas durante as ações e disse que o município apoiará o Censo, conforme possibilidades.

O encontro foi acompanhado também pelo secretário de Governo, Celso Schuch e a assessora Sandra Lima. Representantes do IBGE também devem ter agenda em breve com o secretário de Desenvolvimento, Claudio Gaiofato, para outros encaminhamentos.

Dourados tem hoje uma população estimada em 221 mil habitantes, conforme a mais recente atualização publicada pelo IBGE. No ano passado o levantamento apontava 218 mil habitantes, mantendo Dourados como o segundo mais populoso município de Mato Grosso do Sul e o 136º do país.