Prefeito André Nezzi iniciou a distribuição dos materiais na última segunda-feira (17), primeiro dia de aula nas escolas municipais e centros de educação infantil

Prefeito André Nezzi e vice-prefeito Gordo da Tigre durante entrega de kits de material escolar – Divulgação

O prefeito de Caarapó, André Nezzi (PSDB), acompanhado do vice-prefeito Gordo da Tigre (DEM), da secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Ieda Maria Marran, secretários municipais e vereadores, iniciou na última segunda-feira (17) a distribuição de kits de materiais escolares para alunos da rede municipal de ensino, envolvendo educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse fato é inédito na história do município.

Foram adquiridos kits para mais de quatro mil alunos da rede municipal de ensino, que ainda vão ganhar uniformes. Serão entregues duas camisetas para cada estudante – até o ano passado, era apenas uma peça. A previsão é que já no mês que vem o uniforme seja entregue.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec), foram comprados 1.200 kits para a educação infantil – pré-escola; 2.250 kits para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; e 1.250 kits para alunos dos anos finais – ensino fundamental.

O kit da educação infantil é composto por 1 Apontador, 2 borrachas brancas, 1 caderno de cartografia. 1 caderno brochurão, 1 jogo de caneta hidrográfica – 12 unidades, 1 cola branca, 1 caixa de giz de cera – 12 unidades, 1 caixa lápis de cor – 12 unidades, 2 lápis pretos, 1 caixa de massa de modelar, 1 pincel para pintura n° 12, 1 tesoura escolar sem ponta, 1 jogo de tinta guache, 1 estojo e 1 uma mochila tipo saco em nylon.

Compõem o kit dos anos iniciais do ensino fundamental: 1 Apontador, 2 borrachas brancas, 1 caderno de cartografia, 4 cadernos tipo brochurão, 1 jogo de caneta hidrográfica – 12 unidades; 1 cola branca, 1 caixa de lápis de cor – 12 unidades, 4 lápis pretos, 1 régua, 1 tesoura escolar sem ponta, 1 estojo e 1 uma mochila tipo saco em nylon.

Kit ensino fundamental – anos finais: 1 Apontador, 2 borrachas brancas, 1 caderno de cartografia, 2 cadernos tipo universitário – 10 matérias, 2 canetas cor azul, 1 caneta cor preta, 1 caneta cor vermelha, 1 esquadro 45° – 21 cm, 1 esquadro 60°, 1 caixa de lápis de cor – 12 unidades, 4 lápis pretos, 1 régua, 1 tesoura escolar sem ponta, 1 transferidor de 180°, 1 estojo, 1 cola branca e 1 mochila tipo saco em nylon.

Durante os atos de entregas do material escolar, o prefeito André Nezzi tem explicado que a iniciativa da administração municipal, ao distribuir os kits, se justifica pelo fato de que nem todos os pais têm condições de arcar com os custos do material. “Muitas famílias têm mais de uma criança ou adolescente estudando, o que gera despesas. E a gente sabe de casos de crianças que saíram da escola, não necessariamente aqui em Caarapó, por falta de material. Então precisamos dar essa força, para que nenhuma criança fique fora da escola por falta de material escolar”, destaca o dirigente.

Além disso, a entrega dos kits escolares tem como objetivo manter a qualidade das atividades desenvolvidas nas instituições educacionais municipais, como também para que todos os alunos possam dispor e utilizar de seus próprios materiais escolares, facilitando o trabalho pedagógico e incentivando a aprendizagem das crianças, adolescentes e alunos da Educação de Jovens e Adultos matriculadas na rede municipal de ensino.

Pelo que se tem de notícia, Caarapó é o único município de Mato Grosso do Sul a entregar material escolar no primeiro dia do ano letivo.

Prefeitura de Rio Brilhante_Coronavírus