Neste sábado acontece o “DIA D” para a preservação do Rio São João

Neste sábado, 24 de novembro, a partir das 7 horas da manhã será realizado o “DIA D”, uma ação para a preservação do Rio São João. A campanha é uma realização dos alunos e do corpo docente da Escola Estadual Joaquim Murtinho com o apoio da Câmara Municipal e Prefeitura de Ponta Porã.

Os alunos acompanhados da secretaria municipal de Assistência Social irão até o córrego São João Mirim e realizarão diversas atividades como plantio de mudas para o reflorestamento, coleta de lixo e manterão contato com a comunidade ribeirinha.

O presidente do Poder Legislativo, Candinho Gabínio disse que projetos como esse são grandiosos para toda a comunidade e para o meio ambiente. “Os alunos da Escola Joaquim Murtinho tem todo o nosso apoio e estão de parabéns pelo engajamento nesse projeto. Precisamos conhecer e proteger desde cedo o meio em que vivemos, e tendo contato direto com o meio ambiente teremos ainda mais determinação para preservarmos nossos rios como o São João”, afirmou.

O que é o Projeto?

O projeto desenvolvido pela Escola Joaquim Murtinho foi apresentado no mês passado numa solenidade realizada na Câmara Municipal de Ponta Porã. Trata-se de um projeto interdisciplinar envolvendo alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Joaquim Murtinho, que visa mobilizar a comunidade para recuperar um dos mais importantes recursos naturais do município, o Rio São João Mirim.

A apresentação foi feita dia 25 de outubro e contou com a presença maciça dos vereadores, autoridades do Poder Executivo Municipal e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

O Projeto Rio São João – Relação Homem – Natureza na Bacia do Rio São João: Uma proposta interdisciplinar para o ensino fundamental envolveu alunos das turmas dos 8º anos. Na apresentação do projeto, os alunos e professores da Escola Murtinho destacaram a necessidade de recuperação e preservação dos recursos hídricos no município.

“O projeto surgiu de uma pergunta feita por um aluno em sala de aula. A pergunta era: Ponta Porã tem rio? Daí surgiu uma proposta pedagógica envolvendo diversos disciplinas em torno do tema. Trabalhamos Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, enfim, várias disciplinas. Um trabalho que envolveu a comunidade e, além do conhecimento, o projeto resultou em outros benefícios como o despertar para a solidariedade, pois além de visitar os locais, nossos alunos entrevistaram pessoas, viram a vida difícil da população ribeirinha, tão carente das ações governamentais”, declarou a diretora adjunta Maria Gloria Arevalos.

“Vimos a poluição matando o rio. Ouvimos pessoas, coletamos materiais para análise, também recolhemos lixo. Um projeto ambiental que se tornou social, por isso, gostamos muito de participar”, afirmou de maneira brilhante na Tribuna da Câmara, o aluno Derick Klukevicz Moreira da Silva.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.