IEL encaminhou mais de 3 mil estudantes para estágio em 2021 e esteve presente em 51 municípios

Foram 225 empresas parceiras, que abriram as portas para a oportunidade de contratar um estagiário e agregar valor ao time de colaboradores

O IEL encaminhou mais de 3 mil estudantes para o mercado de trabalho por meio do estágio em 2021. Foram 225 empresas parceiras, que abriram as portas para a oportunidade de contratar um estagiário e agregar valor ao time de colaboradores. Além disso, o Instituto esteve presente em 51 municípios sul-mato-grossenses atendendo prefeituras e câmaras municipais com 1.112 estagiários encaminhados em 2021.

Com a proposta de fazer a ponte entre instituições de ensino, o estudante e a empresa, o IEL recrutou jovens de 58 instituições de ensino de todo estado, 3.849 candidatos cadastraram currículos no banco de estágio do IEL e, durante o ano, 80% deles foram encaminhados ao mercado de trabalho, ou seja, a cada 10 candidatos cadastrados, 8 conseguiram uma vaga.

Segundo o superintendente do IEL, Silvio Marães, o estágio supervisionado e remunerado foi o foco do IEL em 2021 e vai continuar em 2022. As empresas estão solicitando diariamente os a acadêmicos em todas as áreas nessa retomada das atividades pós-pandemia”, afirmou. Ele ainda adiantou que o Instituto criou o programa O Estágio Tá On, que, além de integrar os acadêmicos nas empresas, vai capacitá-los gratuitamente nas temáticas de educação financeira, trabalho em equipe e postura profissional”, completou.

Para a gerente de gestão e negócios do IEL, Jackeline Magalhães, 2021 foi um ano promissor, que mudou a história profissional de muitos jovens inseridos no mercado por meio do programa do estágio e a meta para 2022 é intensificar ainda mais esse trabalho. “Para o próximo ano vamos ampliar ainda mais o contato com as empresas privadas, o mercado está buscando cada vez mais profissionais interessados e o estágio proporciona uma experiência muito valiosa, tanto para o estudante como para quem abre as portas para esse profissional”, afirmou.

Jackeline salienta ainda que o estágio pode ser a chave para uma carreira profissional promissora. “O estágio permite ao estudante desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais. Já as empresas que contratam estagiários terão profissionais com novas ideias e que podem colaborar com novas soluções do dia-dia da organização”, destacou.

Entre os benefícios do estágio, estão a aplicação de novos conhecimentos, o contato com inovação e novas habilidades, a abertura de espaço a ideias empreendedoras, troca de experiências e conteúdo, auxílio em atividades correspondentes a formação teórica do estudante e a possibilidade de cumprir estágio por um período de até dois anos. Além da oportunidade profissional, o estagiário pode receber bolsas de estudos de até R$1,2 mil reais.

Oportunidade para o estudante construir uma carreira e para a empresa que contrata um estagiário

Uma experiência positiva de muito crescimento profissional, é assim que a gerente administrativa Margareth Castro, do Ministério Atos e Justiça, resume o estágio. Atualmente, a empresa conta com três estagiários no quadro de colaboradores, que foram encaminhados com o auxílio do IEL. “O programa de estágio tem dado muito certo na nossa empresa, tanto que cerca de 80% deles são contratados ao final do período de estágio. Nós acreditamos no trabalho desenvolvido pelo IEL, realmente contamos com o apoio do Instituto e estamos muito felizes com a parceria”, disse.

Nesse período de troca de experiência com o estágio, Margareth Castro ressalta que a empresa tem muitas vantagens em absorver o jovem, que chega com muitas ideias e agrega valor ao quadro de funcionários. “É uma experiência muito rica inserir esses jovens no mercado de trabalho, estamos muito satisfeitos com o resultado”, completou.

Quer saber mais sobre o programa de estágio do IEL?

Para mais informações sobre o programa de estágio do IEL, basta acessar www.iel.org.br ou pelos telefones (67) 99277-4574 e 3044-2114, ou ainda, pessoalmente, no endereço Avenida Afonso Pena, n° 1031, no bairro Amambaí, em frente à Casa da Indústria.

Para os estudantes que desejam concorrer a uma vaga de estágio, basta cadastrar o currículo no banco do IEL: http://sne.iel.org.br/sne/ms

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.