Mahmood é o vencedor do maior festival de música da Itália

Mahmood tem 26 anos e é filho de mãe italiana com pai egípcio – Foto: ANSA

Um italiano filho de pai egípcio sagrou-se vencedor do maior concurso de música da Itália na noite deste sábado (9).

Mahmood, de 26 anos, superou o rapper Ultimo e o trio de tenores Il Volo e conquistou o Festival de Sanremo pela primeira vez em sua carreira. A canção que lhe deu o título se chama “Soldi” (“Dinheiro”, em tradução livre) e tem forte conotação social, abordando a vida de um jovem na periferia.

“Obrigado a todos, não consigo acreditar, é incrível”, declarou Mahmood no palco do Teatro Ariston. “É tudo verdade”, disse a apresentadora Virginia Raffaele ao abraçá-lo.

Nascido em Milão, o cantor na verdade se chama Alessandro Mahmoud e é filho de mãe italiana com pai egípcio. Sua carreira começou em 2012, com a participação na sexta edição do X-Factor italiano, da qual foi eliminado na terceira fase.

Mahmood venceu sobretudo graças ao voto do júri, já que Ultimo prevalecera na votação por telefone, com 46,5% da preferência, seguido por Il Volo (39,4%). Sua vitória não agradou a todos.

“Mahmood… A canção italiana mais bela? Eu teria escolhido Ultimo, e vocês, o que dizem?”, questionou o ministro do Interior Matteo Salvini, líder da ultranacionalista Liga, nas redes sociais.

O vencedor, por sua vez, disse ser um “rapaz 100% italiano” e que “Soldi” reflete as experiências de sua infância. Em janeiro, o diretor do Festival de Sanremo, Claudio Baglioni, se envolvera em polêmica com Salvini ao criticar as políticas migratórias do governo.

Audiência

A final do concurso foi assistida na TV por 10,6 milhões de telespectadores, com share de 56,5%, o que representa uma queda em relação aos 12,1 milhões do ano passado (58,3%).

Nas categorias paralelas, Daniele Silvestri, com a música “Argentovivo”, venceu o Prêmio da Crítica Mia Martini e o Prêmio Lucio Dalla. Já o troféu Sergio Endrigo de melhor interpretação foi dado a Simone Cristicchi, por “Abbi cura di me”.

O prêmio Sergio Bardotti de melhor texto ficou com Daniele Silvestri, enquanto o Giancarlo Bigazzi, que premia a melhor composição, foi para Cristicchi. Já Ultimo, com “I tuoi particolari”, venceu o troféu TIMmusic, dado à canção mais ouvida na plataforma TIMmusic.

Da AnsaFlash