Fapec visita município de Paranhos para conhecer pesquisa sobre Forte Iguatemi

Um grupo formado por professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentou, durante reunião realizada na prefeitura de Paranhos, município distante a 465 quilômetros de Campo Grande, pesquisa sobre o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi à diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal de Paranhos, Donizete Viaro, também conheceu o projeto. A pesquisa estuda a criação do Forte, além da construção de um Memorial e um Portal na cidade. O objetivo é resgatar e valorizar a história de Paranhos. O município faz fronteira com a cidade paraguaia Ypê-Jhú.

“A Fapec cumpre esse papel de gestão de projetos junto à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, dando realmente esse respaldo importante para os pesquisadores, para que eles possam cumprir o seu papel tranquilamente. Nós desenvolvemos e gerenciamos projetos semelhantes a este e prestamos conta de todos os processos, de forma muito clara, e nos colocamos à disposição de vocês”, adiantou Nilde.

A coordenadora da pesquisa, a arquiteta e docente Maria Margareth Escobar Ribas Lima ressaltou a importância de valorizar e preservar a história de Paranhos como um meio de garantir um futuro rico em aprendizado e sabedoria. “Essa iniciativa fortalece a conexão entre o passado e o futuro, promovendo o desenvolvimento cultural e educacional de Paranhos”, disse.

O prefeito do município, Donizete Viaro, expressou sua gratidão pelo trabalho realizado e destacou a importância de preservar a história e a identidade de Paranhos.

“É fundamental resgatarmos nossa história, para que nunca esqueçamos tudo o que aconteceu antes, no passado. A prefeitura está totalmente empenhada em dar andamento a esse processo que irá trazer, também, beleza para Paranhos. Vamos valorizar nosso patrimônio e criar um ambiente propício para o desenvolvimento cultural e educacional”, finaliza.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.