Pais poderão controlar os contatos e arquivos dos filhos

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (5) o lançamento de uma versão do aplicativo Messenger voltada para crianças, na tentativa de oferecer mais segurança para o público infantil.

De acordo com a rede social, o uso do serviço de bate-papo é destinado a crianças com menos de 13 anos e os pais terão controle sobre tudo que elas podem ver.

O “Messenger Kids” funcionará praticamente como o tradicional, mas os usuários somente poderão enviar GIFs adequados para a sua idade e funcionarão dentro de um ambiente sem anúncios e com uma conta previamente instalada pelos pais. Além disso, os responsáveis poderão adicionar ou excluir contatos da conta da criança. Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, diversos menores de 13 anos já estão usando apps e outros produtos de tecnologia longe dos olhos dos pais.

“Em outros apps, eles podem contatar qualquer um que eles quiserem ou ser contatos por qualquer pessoa”, afirmou David Marcus, diretor do Messenger no Facebook.

No novo aplicativo, as crianças vão precisar da autorização dos pais para manter contato com outras pessoas. Mesmo assim, um sistema automático de detecção as impede de mandar imagens em que estejam em situações íntimas ou violentas.

Inicialmente, o “Messenger Kids” funcionará apenas nos Estados Unidos para iOS e Android.

Da AnsaFlash