Estratégica para o desenvolvimento do Estado, MS-338 ganha primeiros quilômetros de asfalto

Pavimentação da MS 338, de Camapuã a Ribas do Rio Pardo – Foto: Edemir Rodrigues

Considerada estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul com a chegada da nova fábrica da Suzano Papel e Celulose em Ribas do Rio Pardo, a MS-338 ganha os primeiros quilômetros de asfalto na frente de obras que sai do entroncamento da rodovia com a BR-060, em Camapuã.

Ao todo, 111,5 quilômetros de estrada entre duas importantes rodovias federais, a BR-060 e a BR-262, em Ribas do Rio Pardo, passarão por obras de pavimentação. A primeira etapa que contempla os primeiros 45,30 quilômetros rodovia em Camapuã, já recebeu aproximadamente 9 quilômetros de pavimentação.

Com seis meses de obra, a primeira etapa que tem investimento total de R$ 88.851.175,82 está dividida em três frentes de trabalho até o KM 16. Entre pavimentação, terraplanagem e limpeza de pista, aproximadamente 130 trabalhadores e cerca de 80 máquinas aceleram o ritmo dos serviços na rodovia e a diferença já é vista por quem mora na região, como é o caso do produtor rural Odair de Oliveira, de 68 anos, que há 20 anos mora em Camapuã e há 12 anos arrenda uma chácara a beira da MS-338 na parte onde o asfalto já chegou. “Antes do asfalto era ruim, um perigo. Com o asfalto tudo melhora, fica mais fácil de chegar [à cidade], acaba a poeira. É o avanço que chega aqui na região”, comemorou.

Quem também está otimista com a chegada do asfalto na MS-338 é o motorista José Amaugueiro, de 31 anos, que sempre precisa passar pela rodovia para entregar calcário em algumas propriedades rurais. O motorista recorda que, por algumas vezes, precisou esperar a estrada ficar mais resistente após a chuva para poder passar sem correr o risco de ficar com o caminhão atolado no barro. “Com o asfalto melhora muito e já melhorou bastante. Quando chovia, Deus me livre”, disse.

Para o governador Reinaldo Azambuja, o investimento na rodovia integra uma região produtora e em pleno desenvolvimento com a chegada da maior fábrica de celulose do mundo. “Se trata de uma região de muito progresso e em pleno desenvolvimento com a chegada da fábrica da Suzano. O Estado está interiorizando esse desenvolvimento e, principalmente, essa rodovia que era um sonho dessa região. A gente fica muito contente em fazer junto essa rota de integração”, afirmou durante vistoria realizada ainda no início dos trabalhos. O secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, considera o investimento estratégico e garante agilidade nos trabalhos. “Assim como em diversas rodovias estaduais, na MS-338 estamos empenhados em entregar melhores condições de infraestrutura, aplicando o recurso público em regiões que são importantes para o desenvolvimento do Estado”, disse.

Investimento

O investimento nos 111,5 quilômetros de estrada entre Camapuã e Ribas do Rio Pardo contempla mais uma rodovia, a MS-357. Nesta parte são 12 quilômetros de estrada em obras entre o trecho urbano de Ribas do Rio Pardo e o entroncamento com a MS-338 em um investimento de R$ 22.292.519,28.

Entre a primeira etapa da MS-338 e a MS-357 estão os 66,26 km que integram a segunda etapa da MS-338 onde os trabalhos ainda não iniciaram. Toda extensão da rodovia recebe investimento do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviária de Mato Grosso do Sul).

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