Engenheiro ambiental da prefeitura de Caarapó participa de treinamento sobre resíduos sólidos na Suécia

O engenheiro ambiental caarapoense Gustavo Becker durante apresentação no treinamento sobre resíduos sólidos realizado na Suécia – Divulgação

O engenheiro ambiental da prefeitura de Caarapó, Gustavo Becker, participou no mês de outubro de capacitação sobre resíduos sólidos, evento realizado na Suécia com participação de representantes de municípios brasileiros e de outros países.  O curso, de iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa, na sigla em inglês) e a consultoria MILAV – focou na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

Gustavo Becker, lotado na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Caarapó, responsável pela área de meio ambiente, na oportunidade fez uma rápida apresentação, em inglês, sobre a realidade do município e os desafios presentes. “A experiência foi muito enriquecedora haja vista que foi possível conhecer novas tecnologias para o melhor gerenciamento de resíduos. A Suécia é um país de primeiro mundo, mas mesmo assim possui desafios quanto à mais eficiente gestão de resíduos”, disse o engenheiro.

De acordo com reportagem da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que enviou representante para o treinamento, os gestores visitaram a agência de proteção ambiental da Suécia e um consórcio intermunicipal de resíduos sólidos, instituído em 1986, que atua com educação ambiental desde a sua formação. O consórcio presta os serviços de coleta seletiva, compostagem, biodigestão anaeróbia, incineração e aterro sanitário, além de promover a cobrança pela prestação dos serviços. Também foram visitadas empresas associadas a triagem e reciclagem de vidro e plástico, além de pontos de entregas de resíduos.

O prefeito André Nezzi disse que a participação do servidor da prefeitura de Caarapó no evento internacional certamente vai trazer benefícios para o município, a partir do intercâmbio com outras pessoas que atuam na área de meio ambiente, em especial no setor de resíduos sólidos. “A experiência adquirida com o treinamento e o acesso às novas tecnologias vão possibilitar o aperfeiçoamento no tratamento dos resíduos sólidos em nível municipal”, disse o dirigente do Poder Executivo municipal caarapoense.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.