Dicas de estilo para o Casual Day

Depois de uma semana intensa cheia de reuniões e formalidades, você não vê a hora de tirar o sapato social, desatar o nó da gravata e se sentir mais confortável, não é mesmo?

Em muitas empresas, os ambientes corporativos mudam de cara às sextas-feiras, e o terno responsável por passar seriedade cede espaço para um visual mais relaxado. Se no seu trabalho ainda não é assim, pode ficar feliz, pois a cada dia cresce mais o número de empresas brasileiras que adotam o casual day, deixando seus funcionários mais à vontade no que diz respeito à escolha das roupas.

Mas, afinal, o que é o casual day?

O “casual day”, ou dia casual, no bom português, é uma prática iniciada no fim da década de 70 que prega a liberação parcial de costumes de vestimentas formais no local de trabalho, normalmente às sextas-feiras e vésperas de feriado. Em palavras mais simples, é um dia que uma empresa elege para que os funcionários possam dar uma relaxada no look formal e adotar um estilo mais casual.

Atualmente, algumas firmas já permitem jeans, camisetas e tênis no dia a dia. Mas, em muitas outras, os funcionários precisam trabalhar de camisa social, paletó, gravata e sapato social, enquanto as funcionárias devem ir de terninho e salto alto, no estilo mais esporte fino. No casual day, essas vestimentas não são exigidas e todos podem se vestir de uma forma mais informal, até mesmo os gestores e gerentes.

O objetivo é tentar dar uma diminuída no nível de estresse e incentivar a descontração no ambiente de trabalho, fatores que podem otimizar o desempenho dos colaboradores.

Entretanto, casual não quer dizer que você pode ir para o trabalho com uma roupa que usaria para ficar em casa ou ir para o clube. É preciso ter cuidado e bom senso para não derrapar e escolher trajes inadequados para o ambiente corporativo, afinal, é um dia de trabalho como qualquer outro.

Então, que roupa escolher para o casual day?

É muito importante que, mesmo usando um look casual, você mantenha uma boa aparência e não perca a elegância. Por mais que seja um dia mais descontraído, esteja prevenido para receber clientes ou participar de compromissos de última hora.

Invista em:

  • Blusas polos

Troque as camisas sociais pelas blusas polos, principalmente aquelas com logos das marcas bem pequenos. Elas casam bem com um visual elegante, porém, mais despojado.

  • Jeans escuro

No lugar da calça social, colocar uma calça jeans ou de sarja escura são boas opções.

  • Sapatos confortáveis

Como mocassim, sapatênis, dockside ou modelos New Balance, que combinam bem com trajes estilosos.

Evite:

  • Tênis esportivo

Nem pense em colocar seus tênis com 12 molas para ir trabalhar. Guarde-os para ir à academia.

  • Camisetas

Evite peças que caracterizem a roupa como esportiva ou de fim de semana, principalmente as camisas de time de futebol ou as de recordações de viagem, com o nome da cidade.

  • Roupa de balada

Aquele pretinho básico que você ama faz sucesso, mas na balada. Então, deixe-o para usar sábado à noite.

  • Visual desleixado

Nada de aparecer na empresa de chinelo, bermuda, com uma camisa surrada ou a calça manchada.

Lembre-se que o casual day não significa esportivo, desleixado ou qualquer dress code que siga essa linha. Mantenha o bom senso e aproveite o visual mais confortável!