De atendimento odontológico à inclusão digital: além da indústria, Sesi presta serviços à comunidade

Referência na prestação de serviços na área social, o Sesi promove ações de saúde, educação, lazer e cidadania não só para trabalhadores da indústria, mas para milhares de sul-mato-grossenses de baixa renda que estão em busca de atendimento odontológico a emissão de documentos pessoais. Nesta matéria, a quarta da série de reportagens sobre os 68 anos do Sesi, comemorados no próximo sábado, dia 1 º de julho, mostrará iniciativas da instituição em prol da comunidade, como a Ação Cidadania e a Ação Global, passando pelos projetos de leitura, inclusão digital e cursos de robótica gratuitos oferecidos nas 43 bibliotecas da Indústria do Conhecimento espalhadas pelo Estado.

Esperada nas cidades por onde a passa, a Ação Cidadania de 2017 já tem data marcada para levar atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura a cinco municípios de Mato Grosso do Sul: Ponta Porã (08/07), Campo Grande (19/08), Dourados (23/09), Coxim (07/10) e Aparecida do Taboado (18/11). “É a primeira vez que o formato do Ação Cidadania sairá da Capital e será levado para cidades do interior do Estado, uma contribuição do setor privado para Mato Grosso do Sul, porque são empresários parceiros que disponibilizam os mais variados serviços para a comunidade”, afirma o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Somente para este ano, 35 parceiros da iniciativa pública e privada já confirmaram adesão ao projeto. Nas duas edições anteriores, quando a Ação Cidadania foi promovida na Capital – nos bairros Aero Rancho, São Conrado, Santa Luzia, Nova Lima, Jardim Noroeste e Dom Antônio Barbosa, Coophavila 2 e Conjunto União – e na cidade de Terenos, 73.191 atendimentos foram realizados.

“Além de oportunizar a gama de atendimentos do Ação Cidadania para a população de mais cidades do Estado, o evento oferecerá serviços de saúde, os mais procurados, de uma forma mais plena, em virtude da parceria com as prefeituras dos municípios, que se prontificam a disponibilizar a estrutura das secretarias de Saúde, Assistência Social, entre outras”, emenda o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla.

Ação Global 

Mutirão nacional de solidariedade realizado pelo Sesi em parceria com a Rede Globo, há mais de 20 anos a Ação Global visa levar saúde e qualidade de vida à população. A cada ano, uma cidade é escolhida, e o evento passou por Três Lagoas, Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã nos últimos cinco anos.

Somente neste período, 115.130 pessoas foram atendidas e tiveram acessos aos atendimentos nas áreas de educação, cidadania, lazer e saúde. “O fato de poder oferecer um dia diferente à população destas cidades nos enche de orgulho. Os municípios, é importante dizer, não são escolhidos de forma aleatória. Temos equipes que trabalham na avaliação das necessidades de cada região e procuramos atender a todas”, esclarece Longen.

Educação para a comunidade

As bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são verdadeiros centros multimeios que vão muito além da informação: os espaços, 43 deles espalhados por 39 cidades do Estado, promovem junto à comunidade usuária meios, materiais e condições gratuitas para facilitar a autoeducação e apropriação de conhecimentos, especialmente àqueles relacionados à tecnologia e inclusão digital. “Os monitores não são meros guardadores e organizadores de livros, eles desempenham um papel ativo, e são educadores e agentes de mudanças sociais”, analisa Bergson Amarilha.

Com foco na formação tecnológica desde os primeiros passos dos estudantes, são oferecidos cursos gratuitos de robótica, voltados para crianças de 7 a 11 anos de idade dependentes de trabalhadores da indústria ou alunas de escolas públicas. Somente em 2017, foram disponibilizadas 2.607 vagas para as crianças da comunidade se matricularem sem qualquer custo.

Ainda dentro das atividades desenvolvidas pelas bibliotecas, em parceria com as prefeituras de cada município, estão os projetos de leitura, por meio de visitas às escolas ou rodas de leitura, contação de histórias para crianças do Ensino Fundamental e projetos de leitura com Ensino Médio e EJA. Há também os cursos de inclusão digital, com foco no aprendizado de informática básica.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.