Criado na gestão Délia, Conselho Tutelar Leste fez 800 atendimentos diretos em um semestre

Segunda unidade do Conselho Tutelar de Dourados foi inaugurada em novembro pela prefeita Délia Razuk – Foto: A. Frota

A proteção dos direitos das crianças e adolescentes em Dourados foi agregada significativamente no primeiro semestre de atuação do Conselho Tutelar Leste. Foram centenas de atendimentos “diretos”, encaminhamentos, trabalhos educacionais junto à população, na unidade inaugurada na gestão Délia Razuk, em novembro de 2017, com direcionamento da Secretaria de Assistência Social.

Dados da gestão municipal mostram que no primeiro semestre de atendimento ocorreram 753 atendimentos à população para orientações e registros de denúncias, 188 encaminhamentos à Defensoria Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Habitação, Delegacia de Polícia Civil, Cras, Creas, entre outros.

O Conselho realizou ainda encaminhamentos de adolescentes às suas cidades de origem, palestras variadas em escolas, universidades e instituições públicas, além de atendimento no sistema “24 horas” nas unidades de saúde e no 1°Distrito Policial.

O secretário de Assistência Social, Landmark Ferreira Rios, cita que a equipe de profissionais se empenha para prestar todo o suporte necessário aos menores em situação de desproteção e que o balanço mostra um grande diferencial no atendimento no município, que, anteriormente contava apenas com o Conselho Centro.

Disponibilizar a nova unidade foi um objetivo da prefeita Délia Razuk, desde o início da gestão, tendo em vista a melhoria do serviço e da proteção à família, mesmo em um momento em que o município contava com recursos econômicos limitados.

A unidade era uma antiga demanda do município e recebeu mais de R$ 300 mil em investimento. Em um espaço com 11 salas de atendimento, o “segundo conselho” está localizado na Rua Coronel Ponciano, próximo à prefeitura, atende a região leste da cidade e todos os distritos.

Com os atendimentos divididos geograficamente, a unidade Centro ficou responsável pela jurisdição da região oeste de Dourados e as aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. A mesma seguiu com a demanda e apenas em 2017 foram mais de 5 mil atendimentos. No primeiro trimestre de 2018 foram 680 atendimentos e encaminhamentos.

Atendimento

Os atendimentos do Conselho Tutelar Centro continuam na Rua João Rosa Góes, n° 1049,  Jardim Progresso. O telefone é (67) 3411-7140 e plantão (67) 98468-6145.

O Conselho Tutelar Leste é situado na Rua Coronel Ponciano, n° 2092, vila Santa Catarina. O telefone é (67) 3411-7018. O atendimento para plantão é via celular, no número (67) 99848-6145.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.