Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres intensifica combate à violência e realiza ação na Praça Central de Caarapó

Encerramento do Agosto Lilás foi realizado na Praça Central da cidade de Caarapó – Divulgação

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Caarapó intensificou as ações de combate à violência contra a mulher e levou à sociedade local uma série de atividades sobre o tema. Segundo o órgão, ligado à prefeitura municipal, durante o mês de agosto – referência para reforço do combate à violência contra a mulher – foi promovido um circuito educativo com a rede de atendimento às vítimas de violência, grupos de atendimento pela assistência social e também com estudantes e vereadores, com participação das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

A socióloga Bruna Gayozo – titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Caarapó – explica que agosto é dedicado às comemorações dos 16 anos da lei Maria da Penha, mas a luta é constante. “Estamos fazendo um mapeamento da violência doméstica em Caarapó no sentido de entendermos a nossa demanda e respaldar possíveis ações da gestão municipal”, destaca. “Temos consolidado a rede de atendimento e enfrentamento à violência, e podemos avaliar que temos sem dúvida alguma uma das redes mais atuantes e comprometidas. As dificuldades ainda são grandes, temos números expressivos casos de violência doméstica, mas, através desse trabalho intensivo e focalizado, temos alcançado resultados satisfatórios”, pondera.

Uma ação destacada nessa área foi realizada em Jateí, que abrangeu a realização de palestra em evento organizado pelo Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, daquele município sul-mato-grossense, envolvendo aspectos ligados à construção da autoestima e possibilidades para além da violência – Sempre há tempo para o recomeço.

O encerramento do denominado Agosto Lilás se deu por meio de um sarau realizado na Praça Central de Caarapó, evento que teve a participação de representantes de diferentes segmentos da sociedade, forças de segurança pública, secretarias municipais e convidados.

Na ocasião, a socióloga Bruna Gayozo ressaltou que a luta pelo fim da violência doméstica não acontece somente no mês de agosto, mas durante o ano todo. “A rede de atendimento e enfrentamento à violência em Caarapó está cada vez mais comprometida e atuante”, sublinhou.

Representando a Polícia Civil, a delegada Vivian Hiluy reafirmou seu compromisso com a rede de atendimento e com a população, ressaltando que o fim da violência doméstica é uma luta de todos.

O evento também foi prestigiado pelo secretário municipal de Governo e Administração, Elvis Mattos; secretaria de Assistência Social, Juliana Monteiro; secretário de Obras e Infraestrutura, Manoelito Felix de Oliveira; e secretária de Educação, Ieda Marran.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.