Com diversas atrações, essas localidades atraem turistas de todos os cantos do planeta

Viajar é sempre bom, não é mesmo? Seja a trabalho ou a lazer, conhecer novos destinos nos enriquece de uma forma indescritível. São memórias, paladares, conexões e lembranças que criamos, fortalecendo nossa cultura e revigorando nossa alma.

Todos os anos, a consultoria de pesquisa estratégica Euromonitor International divulga a lista das cidades mais populares do mundo, em visitas de até 24 horas. Na lista de 2019, o Brasil aparecia com o Rio de Janeiro em 98ª posição.

Por aqui, quem deseja conhecer a Cidade Maravilhosa encontra na Viação Rio Doce uma aliada, já que a empresa atende cidades como a capital fluminense, Muriaé, Cataguases e outras, facilitando o acesso dos brasileiros a esse destino tão belo e popular.

Paraísos asiáticos

Pelo décimo ano consecutivo, Hong Kong foi eleita a cidade mais popular do mundo, em número de turistas recebidos. Metade dos viajantes é da China, cidade-estado conhecida como um dos paraísos das compras.

Além do turismo de consumo, Hong Kong também tem outras atrações que tornam o país atrativo, como montanhas, uma bela costa litorânea pouco desbravada e cidades altamente tecnológicas.

Bangkok, na Tailândia, é o segundo destino mais procurado por turistas. É considerado um país barato para o viajante e muito rico em cultura. A capital tem atrações turísticas para todos os gostos — de templos budistas a centros comerciais modernos. As praias ficam um pouco distante, mas valem a esticada na viagem.

Macau ocupa o quarto lugar da lista da consultoria estratégica e, acredita-se que tenha alcançado crescimento exponencial na presença de viajantes, justamente, pela proximidade com Hong Kong. Seja como for, o território chinês é considerado hoje a “Las Vegas do Oriente”, segundo o portal Melhores Destinos.

Em quinto lugar vem Singapura, com seus shoppings gigantescos e edifícios altamente tecnológicos, sendo outro paraíso do consumo asiático.

Kuala Lumpur, na Malásia, é o nono destino mais visitado por turistas, até por ser um ponto de conexão para voos. Com maioria muçulmana, é também um país que facilita a entrada de visitantes de países do Oriente Médio.

Em décimo lugar está Istambul, na Turquia, que recebe, anualmente, 70% de turistas vindos da Europa, ávidos por conhecer seus variados pontos turísticos.

Cidades europeias

Ocupando o terceiro lugar do ranking da Euromonitor está a capital britânica. Sim, Londres ainda é um dos destinos mais famosos e procurados do mundo por sua arquitetura, cultura e história.

A Cidade Luz, Paris, figura em sexto lugar, com potencial de crescimento, devido ao surgimento de acomodações a preços mais competitivos, como hostels e AirBnb. Isso colabora para que jovens visitem a cidade sem gastar pequenas fortunas em hotéis.

Outros destinos

A milionária Dubai é a sétima colocada na lista da Euromonitor e tende a ganhar cada vez mais destaque. Ponto de passagem para quem vai para o outro lado do mundo, os Emirados Árabes Unidos mudaram sua política de visto, o que facilitou a vida dos turistas.

A famosa Nova York vem em oitavo lugar, mostrando que é um dos locais mais amados por turistas do mundo inteiro com sua cultura, parques e pontos turísticos altamente populares e divulgados por Hollywood.

E a América Latina?

Estamos entre o top 100, mas sem grande destaque, infelizmente. O Rio de Janeiro, por exemplo, perde em popularidade para Buenos Aires (85º) na Argentina, e para Lima (89º) no Peru.

Questões como segurança e infraestrutura turística fazem a diferença na hora de atrair turistas. A moeda local — se está valorizada ou não — também é um fator que pesa na decisão dos turistas na hora de escolher um destino.

Mas e você: conhece algum desses destinos? Que tal preparar as malas e seguir viagem agora mesmo?

Governo de MS - CORONAVÍRUS