Autoridades e lideranças indígenas no ato de entrega de patrulha mecanizada na Aldeia Te’yikue de Caarapó – Foto: Dilermano Alves

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, e o deputado federal Vander Loubet (PT) entregaram no dia 1º deste mês uma série de equipamentos para o desenvolvimento da agricultura familiar da Aldeia Indígena Te’yikue. A solenidade foi realizada na sede do núcleo indígena.

A comunidade indígena foi beneficiada com quatro micro tratores, duas enxadas rotativas, duas roçadeiras costais e um trator agrícola, resultado de emendas parlamentares do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado federal Zeca do PT. O objetivo é fomentar a promoção e o aumento da produtividade agrícola das comunidades indígenas, através do incentivo do plantio das culturas tradicionais com aumento da produção agrícola e dinamização da produção através do acompanhamento das áreas.

Na oportunidade, os indígenas também foram contemplados com a entrega de sementes de milho e feijão para atendimento de famílias da própria reserva Te’yikue e da aldeia Guiraroká. Esse benefício foi viabilizado pela Agraer.

O ato também foi acompanhado pelos vereadores Professor Pontinha (PT) e Alécio Soares Martins (PSDB), lideranças indígenas, autoridades do Poder Executivo municipal, a exemplo do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Márcio Barbosa Rodrigues, e representantes da Funai.

Água encanada

André Nezzi e o deputado Vander Loubet ainda vistoriaram as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água que vai atender cerca de 700 famílias na aldeia Te’yikue que hoje são privadas de água potável.

De acordo com o prefeito de Caarapó, estão sendo aplicados R$ 2 milhões nas obras, viabilizados junto ao Ministério da Saúde/Sesai. O empreendimento tem apoio e suporte do Poder Executivo municipal.

“Mais de 40% dos indígenas de Caarapó não têm acesso à água potável em suas casas e a meta, com o projeto em desenvolvimento, é levar esse precioso benefício a todos os moradores da comunidade”, sublinhou o mandatário, acrescentando que “infelizmente, crianças indígenas sofrem e até morrem de doenças provocadas pela falta de água potável, como a diarreia, por exemplo, o que é inadmissível”.

O dirigente destacou ainda o esforço do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado Zeca do PT na obtenção dos benefícios concedidos à população indígena guarani-kaiowá de Caarapó e o apoio de toda a classe política caarapoense. “Agradecemos ao Vander e ao Zeca por apoiar o atendimento dessa importante demanda para a nossa população indígena”, concluiu o prefeito de Caarapó.