Caarapó volta a registrar saldo positivo na geração de empregos em abril

O município de Caarapó tem recebido importantes empreendimentos que contribuem para a geração de empregos – Divulgação

Relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana, mostra que Caarapó voltou a apresentar saldo positivo na geração de empregos formais. O documento tem por base o mês de abril deste ano.

De acordo com o informativo do órgão federal, vinculado ao Ministério da Economia, no mês passado o município teve 340 pessoas admitidas com carteira de trabalho e 135 desligadas, resultando em saldo positivo de 205 novos empregos. O acumulado do ano registra a criação de 260 novos postos de trabalho formais.

Em relação ao fato, o prefeito André Nezzi disse que, “mesmo em meio à pandemia, onde nosso foco principal é salvar vidas, nossa administração segue investindo no município e trabalhando para gerar novos empregos, continuar atraindo novas empresas e investimentos para nossa cidade”.

A situação positiva de Caarapó é atípica em relação aos números do restante do País. No último dia de abril deste ano, a agência Reuters, em reportagem publicada pelo UOL, noticiou que o número de desempregados no Brasil voltou a crescer no trimestre encerrado em fevereiro e chegou ao maior nível desde o início da série histórica em 2012, com o mercado de trabalho ainda marcado pela informalidade em meio ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no país.

Conforme reportagem de Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier, disponível AQUI, a taxa de desemprego foi a 14,4% nos três meses até fevereiro, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 14,1% no trimestre imediatamente anterior.

Caged

Vinculado ao Ministério da Economia, o Caged constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

O seu instrumento legal de criação é a Lei 4923 de 23/12/1965, quando se instituiu a obrigatoriedade das informações sobre admissões, desligamentos e transferências. Em 05/09/2001 foi publicada a Portaria Nº 561, que dispõe sobre a extinção dos formulários impressos. A partir da competência de novembro de 2001, esta medida teve um impacto positivo na qualidade, uma vez que as informações declaradas em meios eletrônicos passam por um processo de críticas. Ademais, a implantação da recepção do Caged, via Internet, possibilitou, também, um ganho na tempestividade.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.