Biblioteca Sesi trabalha atenção dos alunos e aumenta conhecimentos por meio da cinemateca

Bullying, amizade, natureza, família. Esses são apenas alguns entre os inúmeros temas que podem ser abordados com as crianças por meio dos filmes. Pensando nisso, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi abre suas portas para crianças e adolescentes assistirem a vários filmes em sua cinemateca. Mais do que proporcionar um momento de descontração para os alunos, os filmes estimulam o gosto pela arte, o senso crítico e a análise em profundidade dos temas abordados. Confira um resumo de como o projeto está sendo desenvolvido nas unidades da Biblioteca Sesi no interior do Estado:

Chapadão do Sul – Os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Cecília Meireles tiveram um momento na Biblioteca Sesi para assistir ao filme “Eu e o Meu Papai”, em comemoração ao Dia dos Pais. Por meio da história, as crianças aprenderam a valorizar a presença do pai em suas vidas. “Foi um momento de muito aprendizado, a mensagem passada aos alunos mostra uma relação de afeto e carinho”, contou a monitora Márcia Cristina Ramos.

Para os estudantes das turmas de pré 1 e 2 da Rede Municipal de Ensino, foram exibidos os filmes “O Patinho Feio” e “O Rei Leão”. Com os filmes foi possível trabalhar o bullying e como praticá-lo faz mal para quem o recebe. “A escolha dos filmes foi para falar para as crianças sobre o bullying nas escolas. Foi bom mostrar às crianças que fazer isto não é legal e é crime”, disse a monitora.

Antônio João – Estudantes do CEI Mundo Encantado participaram de uma sessão de cinemateca em uma visita à Biblioteca Sesi. Os alunos assistiram ao filme “O segredo dos Animais”. O filme foi uma escolha das professoras para ser trabalhado depois em sala de aula.

Rio Brilhante – Estudantes do projeto “Bombeiros do Amanhã” assistiram ao filme “Cuerdas”, que apresenta uma linda relação de amor e amizade entre irmãos e amigos. Após o filme, os alunos trocaram impressões sobre o que aprenderam da história.

Sidrolândia – Na escola rural Eldorado foi apresentado aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental o filme ¨O extraordinário”, no qual foi abordado o bullying. O momento foi de grande aprendizado e conscientização para as crianças que diariamente convivem com situações relacionadas ao tema. “Eu gostei muito do cinema na escola, esse filme ensina a respeitar as diferenças”, contou a aluna Maria Jussara, de 11 anos.

Na Biblioteca Sesi, os estudantes também trabalharam com o folclore, através de uma coletânea de filmes sobre e lendas. As crianças aprenderam sobre as tradições e manifestações culturais, lendas, mitos, festas populares, danças, cantigas de roda e a importância da cultura popular na identidade de um povo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.