Atenção primária de Saúde de Dourados realiza mais de 7,1 mil atendimentos durante lockdown

Os atendimentos foram focados nas UBS, já que o PAM e a UPA estão como retaguarda da Covid

A UBS da Vila Rosa – Foto: Assecom

A atenção primária de Saúde de Dourados realizou 7.128 atendimentos apenas nas UBS (Unidade Básica de Saúde) durante os primeiros 10 dias de lockdown. Já os atendimentos para casos de Covid-10, estão sendo direcionados para o PAM (Posto de Assistência Médica) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que atuam como retaguarda para o HV (Hospital da Vida).

A UPA atendeu no período de 10 dias cerca de 117 adultos e 36 crianças, dos quais 65 foram no setor Covid da unidade. Até ontem (8), 6 estavam na área vermelha e 16 na área amarela, em que 11 estavam positivos e 08 aguardando resultado para verificar a existência da doença.

Mas, ontem (9), quatro pacientes da área vermelha foram transferidos para São Bernardo do Campo, em São Paulo, em busca de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponível.

Já no PAM, os atendimentos relativos à Covid foram registradas 831 consultas das quais foram colhidos 637 exames RT-PCR, o mais confiável na identificação da doença. Já no bloco verde, em que são realizados atendimentos clínicos, foram identificadas 192 consultas médicas.

O diretor-presidente da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados), Jairo José de Lima, explica que as unidades que estão voltadas para o atendimento de saúde acabam, por vezes, ainda realizando outros atendimentos.

“Nós temos buscado atender nesses pontos apenas casos de Covid-19, mas algumas pessoas acabam buscando assistência médica e nós recebemos e cuidamos deste paciente. Com o encerramento das atividades do drive dos Bombeiros, na realização de testes para Covid, houve um aumento desta demanda nos últimos dias”, aponta.

Já o Hospital da Vida, que mantém seus atendimentos em outras patologias, realizou o atendimento ambulatorial de 574 pacientes, 92 internações e 150 altas neste período. Já no setor Covid, foram registradas 14 internações e 12 altas médicas.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.