Marçal tem percorrido bairros da cidade para ouvir reivindicações dos moradores - Divulgação
Marçal tem percorrido bairros da cidade para ouvir reivindicações dos moradores – Divulgação

Moradores da Rua Antônio Elias, no Jardim Santa Maria, reivindicam o retorno do asfalto que nos últimos dois anos foi levado pela força da enxurrada. O vereador Marçal Filho (PSDB) esteve no local para ouvir os anseios da comunidade. “É um quarteirão inteiro sem asfalto, isso precisa ser reparado com urgência”, disse o parlamentar, que vai cobrar da prefeitura a recuperação da rua.

Marçal tem percorrido bairros da cidade para ouvir reivindicações dos moradores e retornou ao Santa Maria para novamente atender reclamação sobre o asfalto. Em março o vereador esteve na Rua Neli Todeschini, onde quase três quarteirões enfrentavam problema semelhante. O caso foi resolvido pela prefeitura no mês seguinte, no entanto, o asfalto voltou a apresentar buracos após chuvas dos últimos 30 dias.

Na Rua Antônio Elias, os moradores chegaram a colocar barricada com troncos de árvores e entulhos de restos de construção, para impedir que veículos trafeguem a partir de um determinado trecho. O obstáculo tem como objetivo evitar que o quarteirão que perdeu o asfalto crie mais valas na terra. Há buracos no local com água de chuva e que levam mais de uma semana para secar.

Paulo dos Santos é morador da rua e disse para Marçal que o problema iniciou há dois anos, com o aparecimento de grandes buracos e rachaduras no asfalto. Ele acredita que o problema foi provocado a partir do tráfego intenso de veículos pesados. No início deste ano, segundo ele, o asfalto começou a desaparecer, sendo levado pela força da enxurrada.

O irmão de Paulo, Elias, também mora no local e tem dificuldades de deixar a residência com a cadeira de rodas. Sozinho não consegue ir até o posto de saúde do jardim Maracanã, distante a seis quarteirões. A rua Antônio Elias está com a terra fofa e cheia de buracos. “Dependo do meu irmão para me levar de carro”, disse ele, que antes conseguia deixar sozinha a residência.

Marçal Filho disse aos moradores que vai encaminhar à prefeitura de Dourados, indicação de serviço para reparar a rua Antônio Elias. “Enquanto vereador, posso apenas cobrar o poder público. Não tenho autonomia para determinar realização de serviços, trabalho restrito da prefeitura”, explicou o vereador. Marçal ressaltou que continuará com o papel de vereador independente, como porta voz da população.

Todas as visitas de bairros são registradas por vídeo ao vivo pela página “Marçal Filho” no Facebook. A rede social é um dos meios de comunicação do vereador para interagir com a comunidade e receber reivindicações.