Alergias em crianças: tipos e como evitar

As alergias nas crianças é um dos problemas que mais preocupa os pais. Elas podem ocasionar espirros, vermelhidão, coceira e até dificuldade para respirar. Embora muitas alergias sejam bastante comuns, ela prejudicam o bem-estar e, dependendo do caso, podem gerar outros sintomas.

De acordo com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, durante a primavera, as crises alérgicas podem aumentar. Isso ocorre porque ocorre a liberação de pólens das árvores, que se juntam aos ácaros, aumentando o incômodo de quem é mais sensível, como as crianças.

Além de buscar ajuda médica quando necessário, existem algumas medidas que a família pode adotar para evitar os principais tipos de alergia. Confira!

Rinite

A rinite é uma das alergias crônicas mais comuns entre crianças. Ela pode ocasionar espirros seguidos, obstrução nasal, coriza e até irritação na garganta. Esse incômodo acontece quando a criança entra em contato com poeira, ácaro, fumaça e cheiros fortes.

Apesar de ter origem genética e hereditária, as crises alérgicas podem ser evitadas com alguns cuidados. Recomenda-se manter os ambientes arejados, retirar o pó com pano úmido, manter as pelúcias ensacadas, além de evitar tapete no quarto, cortinas pesadas e outros objetos que acumulem poeira.

Alimentar

Na alergia alimentar, os sintomas são náuseas, diarreia, urticária e erupções na pele. O problema é quando ocorre uma reação anafilática. Nesse caso, a garganta pode ser fechada por causa de uma inflamação severa, prejudicando a respiração e até levar à morte.

Não é possível evitar por completo a alergia, se os pais ainda não souberem que a criança tem esse quadro. Assim que o filho apresentar alguma reação estranha após um alimento diferente, como nozes e camarão, ele deve ser levado ao médico. O tratamento é feito com anti-histamínicos e corticóides. Se constatada a alergia, a criança deverá evitar a ingestão do agente causador.

Pés

Os pés das crianças também podem sofrer com alergias. Nesse caso, a inflamação pode ser uma reação a alguns alimentos, produtos químicos, medicamentos e até ao sol.

Existe ainda a possibilidade da coceira e vermelhidão ser causada pelo contato com o calçado. Muitas meninas, por exemplo, utilizam sapatos pouco confortáveis, apenas por serem bonitos, mas que apertam ou que não são de materiais adequados. O ideal é que elas usem tênis infantil feminino macios e com meias de algodão.

Picadas

As picadas de insetos também podem deixar a pele com uma elevação avermelhada e coceira. Esses sintomas costumam surgir vinte minutos após a picada e permanecer por até 2 dias.

Embora não seja possível evitar por completo essas situações, é aconselhável que as crianças usem repelente em áreas verdes, como parques, praias, etc. Esses produtos ajudam a manter os insetos longe, evitando a picada.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.