Representantes da indústria tomam posse na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral

Posse dos membros efetivos e suplentes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral foi nesta quarta-feira, 02 - Divulgação
Posse dos membros efetivos e suplentes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral foi nesta quarta-feira, 02 – Divulgação

Criada com o objetivo de conferir eficiência às atividades relacionadas ao segmento da mineração no Estado, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral iniciou oficialmente suas atividades, nesta quarta-feira (02/08), com a posse dos membros efetivos e suplentes. Entre as 13 instituições que compõem a Câmara estão Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Sindiecol (Sindicato das Indústrias Extrativas de Corumbá) e Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul).

Segundo o presidente do Sindicer/MS, Natel Henrique Farias de Moraes, a Câmara Setorial inicia as atividades em um momento muito delicado para a mineração em nível nacional. “No fim de julho, a Presidência da República assinou três medidas provisórias com mudanças no marco regulatório da mineração. Além disso, o Departamento Nacional de Produção Mineral foi extinto, dando lugar à Agência Nacional de Mineração. Essas ações trarão uma série de reflexos para o segmento aqui no Estado, e a Câmara precisa estudar com cuidado cada um desses fatores, a fim de que consigamos manter e fomentar a competitividade da mineração”, detalhou.

Para o presidente do Sindiecol, Edemir Chaim, as novidades anunciadas pelo Governo Federal complementam um cenário complicado que se desenha no Estado há anos. “Sofremos com a alta carga tributária que inviabiliza investimentos e aumenta o desemprego. Além disso, sofremos por muito tempo com a dificuldade de acesso ao Governo do Estado para levar nossas sugestões e reivindicações. A Câmara Setorial será muito útil nesse aspecto, facilitará o nosso acesso ao poder público, seremos capazes de discutir as necessidades do segmento, nossa voz ganhará força. O que posso garantir é que trabalharemos duro para virar essa página”, declarou.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, disse que a criação da Câmara é um grande passo para a mineração do Estado. “O que estamos fazendo aqui hoje é trazer a mineração para o mesmo nível de discussão dos outros segmentos, trazer a mineração para o escopo da política pública, coisa que até agora não estava sendo feita. Além disso, a sociedade precisa saber o que é a mineração, entender a cadeia de produção da areia, da argila, do cascalho. Entender que a mineração é a grande fornecedora da indústria da construção civil”, pontuou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.