Covid-19: crescem resultados positivos em farmácia de Campo Grande

Primeira quinzena de novembro registra maior índice de testes positivos de toda a pandemia

A primeira farmácia brasileira a fazer o teste rápido do Covid-19, localizada em Campo Grande (MS), registrou aumento dos testes positivos na primeira quinzena de novembro, em relação ao mesmo período de outubro. Foram 50% a mais de pacientes confirmados com a Covid-19, volume que cresceu junto com o aumento pela procura do teste, que avançou 65% no mesmo período.

Segundo a diretora da Attive Pharma, Flávia Franca, comparando com o mesmo período de meses anteriores, a primeira quinzena de novembro, registra o maior índice de toda a pandemia. “Há um percentual de pessoas preocupadas e que ainda prezam pelo isolamento. O vírus está presente, e muitos não entenderam que a vacina ainda não é uma realidade e por isso, a importância de se testar a partir dos primeiros dias de sintoma, ou logo após contato com alguém que tenha confirmado positivo, para iniciar o tratamento precoce”, explica.

Outros fatores que podem determinar o aumento pela procura, é a agilidade dos resultados na rede privada e os preços que caíram 20%. “Os dois testes que os pacientes procuram têm precisão próximo de 100%, são indolores e têm resultado apresentado em laudo. São cerca de 20 minutos entre o paciente chegar e ter o resultado em mãos, esse fator, aliado ao menor preço, têm democratizados os testes”, completa a diretora da Attive Pharma.

Os testes aplicados são: o de antígeno por swab, via nasal, que pode ser aplicado já no segundo dia de sintoma ou contato com alguém positivo, ele é capaz de indicar a presença do vírus Covid-19 no organismo e a presença da proteína do vírus via secreção nasal. O outro é o teste rápido de sangue que, com apenas algumas gotas, detecta se o paciente teve ou não contato com vírus, por meio da sua resposta imunológica na formação de anticorpos (igG com precisão de 98,9% e igM com precisão de 96,1%). Ou seja, ele identifica se a pessoa já teve contato com o vírus e criou a imunidade ou se está com o vírus ativo.

Para oferecer privacidade e estimular pacientes debilitados a testarem, a farmácia também passou a oferecer o teste à domicílio, com agendamento.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.