Unidades agroindustriais da Atvos em Mato Grosso do Sul recebem Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”

Chancela do governo do Estado reconhece as boas práticas de equidade de gênero implementadas nas plantas localizadas em Nova Alvorada do Sul (MS) e Rio Brilhante (MS)

Empenhadas em tornar o setor sucroenergético um ambiente cada vez mais plural e com maior participação feminina, as unidades Santa Luzia e Eldorado da Atvos alcançaram um importante reconhecimento por parte do governo do Estado de Mato Grosso do Sul. As duas plantas agroindustriais, localizadas em Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, respectivamente, receberam o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, em solenidade realizada no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, nesta sexta-feira (31), com a presença de autoridades como a ministra da Mulher, Cida Gonçalves; o governador do estado, Eduardo Riedel; e a primeira-dama, Mônica Riedel.

Para Silvana Sacramento, diretora de Pessoas & Organização e Comunicação da Atvos, que recebeu o certificado das mãos de Cida Gonçalves, a conquista reflete uma jornada já bem-sucedida da empresa rumo à maior promoção da inclusão e diversidade no agronegócio, mas ainda com um longo caminho à frente a ser trilhado. “Ficamos muito honrados por receber esse importante reconhecimento por parte do Estado, pois mostra a evolução contínua do nosso trabalho. Pela primeira vez duas de nossas unidades foram contempladas com o Selo, o que nos motiva e nos dá mais energia para continuarmos em nosso propósito de fomentar o protagonismo das mulheres no campo e onde mais elas desejarem”, afirma a executiva.

Atualmente, a Atvos, uma das principais produtoras de etanol do país e do estado sul-mato-grossense, conta com uma série de iniciativas voltadas para promover maior equidade de gênero no ambiente de trabalho, como:

  • Recrutamento e seleção com oportunidades iguais sem distinção de gênero;
  • Implantação de indicadores específicos para monitorar percentual de mulheres nas equipes de modo a apoiar a definição de metas anuais para promover a maior inclusão delas nos quadros efetivos;
  • Mapeamento de mulheres para os processos internos de promoção e desenvolvimento profissional;
  • Capacitação com as lideranças para abordar vieses inconscientes referentes à contratação de mulheres e quebrar paradigmas que impõem limitações e definições às atividades e habilidades de cada gênero, incentivando o empoderamento da mulher em suas trajetórias profissionais;
  • Rodas internas de conversa para estimular que as colaboradoras compartilhem suas experiências, desafios, dificuldades e pontos de melhoria por parte da empresa;
  • Cursos de qualificação profissional gratuitos e exclusivos para mulheres moradoras das comunidades localizadas no entorno das operações da companhia;
  • Adesão e capacitação de colaboradores no Programa de Sensibilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Sexual e Moral e à Cultura do Estupro.

A empresa também é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2016, estimulando ações em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 5 – Igualdade de gênero, que tem como foco a ampliação de ações voltadas para equidade de gênero e geração de mais e novas oportunidades para mulheres. Além disso, segue desde 2019 os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, além de contar com um Comitê de Diversidade & Inclusão, que reforça debates e iniciativas que valorizam a diversidade, com respeito, igualdade e acolhimento no ambiente de trabalho.

O Selo Social Empresa Amiga da Mulher, concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), reconhece as melhores práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações: www.atvos.com.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.