UFGD celebra oficialmente recepção aos calouros de 32 cursos

Celebração continua à noite para acadêmicos dos cursos noturnos – Divulgação/UFGD

A UFGD, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROA/UFGD), celebrou oficialmente na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro, a recepção aos calouros dos seus 32 cursos presenciais. Na oportunidade, também recebeu os novos estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, curso na modalidade de alternância da Universidade, que estavam em etapa presencial na Unidade 2. A Recepção aos Calouros continua às 19h, para os acadêmicos dos cursos noturnos.
Representando a reitoria, o vice-reitor Márcio Eduardo de Barros, enfatizou que o sonho de todo estudante também é o sonho da UFGD, consequentemente de todo docente. “A alegria de professor é ver aluno se formando e trabalhando, colhendo os frutos do seu esforço. Aproveitem esse momento mágico, único e importante. Esse é um caminho de formação para o resto da vida de vocês”, disse.

A Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, professsora Mara Mussury, fez um agradecimento especial à equipe do setor e lembrou dos desafios dessa etapa. “A vida na universidade é muito prazerosa, mas não é fácil. O bom é que os colegas do aluguel e do almoço viram amigos, e a PROAE uma família”.

Caio Chiarello, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, destacou que o espaço da universidade é plural, de ideias e debates e disse que estudantes saem da instituição não só com seu ciclo de formação e conhecimento adquiridos, mas muito melhores cidadãos. Já a professora Paula Padovese, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, destacou as modalidades de ensino da UFGD (presencial, a distância e de alternância) e o trabalho da equipe que está à disposição do aluno desde a sua chegada até à sua formação.

Por vídeo, a reitora da UFGD, Liane Calarge, deu boas-vindas aos calouros lembrando que por seu estado de saúde não pode estar presente. “Que todos se sintam acolhidos na nossa universidade e que vocês possam colher muitos frutos resultados dos esforços de cada um”.

Também fizeram uso da palavra a Ouvidora da UFGD, técnica administrativa Ariane Rigotti, a nova coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a equipe do Dunamis Pockets, grupo cristão que está a serviço dos estudantes na universidade. Participou da abertura da celebração o grupo de zumba da Escola Imaculada Conceição.

Trote do bem
No hall de entrada do Auditório Central, os calouros puderam conhecer os trabalhos de alguns setores da UFGD, incluindo o Núcleo de Práticas Extensionistas, que possui projetos como as Incubadoras Tecnológicas e Sociais e o Centro de Formação, o trabalho do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS) e o Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIM).

E, através da parceria com o Hemocentro, a Unidade de Suporte e Urgência (USU/UFGD) promoveu o “Trote do Bem – Doe 5 ml de Amor” realizando o cadastro de calouros para o banco de doadores de medula óssea. O objetivo da unidade é aumentar o número de cadastros do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) que melhoram as probabilidades de doação para quem está à espera do transplante de medula óssea.

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

Atividades de esporte
A Divisão de Esportes também vai promover a Recepção aos Calouros na quadra de esportes da UFGD. As atividades incluem jogos coletivos, esportes individuais e recreações. A ação vai acontecer à 13h e inclui pega-pega corrente, dança do jornal, leão/arma/caçador, queimada, tênis de mesa, xadrez, voleibol, futsal, handebol e basquete 3×3.

Informações pelo telefone: 3410-2876.