A Pró-Reitoria Extensão e Cultura (PROEX/UFGD) publicou edital visando a seleção de bolsistas do ensino médio de escolas das Aldeias Indígenas de Dourados e do Assentamento Itamarati. As bolsas são de extensão e serão distribuídas para atuação em projetos coordenados por docentes da UFGD nesses locais. O objetivo do Programa é envolver a comunidade local no desenvolvimento das ações de extensão e buscar multiplicadores das propostas. 

Serão ofertadas 10 bolsas, com valor de R$ 100,00, e vigência de 1º de abril a 31 de dezembro. As inscrições começam a partir de segunda-feira, 25 de fevereiro, e acontecerão nas Escolas de Ensino Médio localizadas no Itamarati, e na Escola Guateka, na Aldeia Jaguapiru de Dourados/MS até o dia 15 de março.

Os documentos necessários para inscrição são: a) Ficha de inscrição preenchida e assinada (o candidato deverá indicar na ficha o Projeto que pretende participar; b) Cópia do RG e CPF ou dos respectivos protocolos de solicitação junto aos órgãos competentes; c) Histórico ou Boletim escolar do ano letivo de 2018 e Comprovante de matrícula no ano letivo de 2019.

Os documentos deverão ser entregues nos locais a seguir: a) Escola Nova Itamarati, Assentamento Itamarati, Ponta Porã/MS; b) Escola Carlos Pereira da Silva, Assentamento Itamarati, Ponta Porã/MS; c) Escola José Edson Domingos dos Santos, Assentamento Itamarati, Ponta Porã/MS; d) Escola Estadual Indígena Guateka – Marçal de Souza, localizada na aldeia Jaguapiru/Dourados/MS.

Para participar, o aluno deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio regular ou técnico de escola pública localizada em aldeias indígenas de Dourados/MS, e/ou do Assentamento Itamarati em Ponta Porã/MS; b) Dispor de no mínimo 08 (oito) horas semanais para desenvolver as atividades relacionadas ao projeto escolhido; c) Não ter vínculo de trabalho nem receber bolsa de instituições públicas ou privadas, durante toda a vigência da bolsa e comprometer-se a executar as atividades deliberadas pelo orientador e a entregar relatórios parciais e finais das atividades.

Os projetos desenvolvidos serão: Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati (Prof.ª Juliana R. Carrijo Mauad);  Defumação de tilápia como alternativa para aumento de consumo de peixe (Prof.ª Claucia Aparecida Honorato); Fortalecimento da Piscicultura Familiar no Assentamento Itamarati (Prof.ª Sheila Nogueira de Oliveira); Sistema de produção apícola no Assentamento Itamarati, Ponta Porã, MS (Prof. Euclides Reuter Oliveira); Programa de Restauração de Nascentes e Matas Ciliares na Aldeia Jaguapiru e Bororó de Dourados/MS (Prof.ª Zefa Valdivina Pereira).

O edital na íntegra pode ser acessado no link http://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/PROEX/Edital%20021.2019%20-%20PIBEX%20EM.pdf

Mais informações pelo telefone: (67) 3410-2889/ 2884 ou pelo e-mail: proex@ufgd.edu.br