Silas Zanata solicita brinquedos adaptados em parques e praças de Dourados

O vereador requer maior acessibilidade para as crianças portadoras de necessidades especiais

Silas Zanata na Praça do distrito de Indápolis – Foto: Assessoria

O vereador Silas Zanata (Cidadania) fez indicação à prefeita Délia Razuk (PR), ao secretário de Serviços Urbanos, Fabiano Costa, e a secretária de Obras Públicas, Marise Aparecida Bianchi Maciel, para que viabilize a implantação de brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais nas praças e parques do município.

De acordo com o vereador, as crianças com necessidades especiais possuem dificuldades de inserção na sociedade, pela falta de acessibilidade. Por isso é necessário garantir o acesso às opções de lazer oferecidas na cidade, cabendo ao Poder Público providenciar a instalação de brinquedos adaptados que atendam as suas necessidades.

A iniciativa visa assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, com destaque para os artigos 3º, 4º e 16, que dizem respeito à garantia de todas as oportunidades e facilidades “voltadas para o desenvolvimento físico, mental, moral espiritual e social a esse público, bem como do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, entre outros”.

“Com a instalação desses equipamentos em nossos parques as crianças passam a ter restabelecido e respeitados seus direitos à liberdade. Lembramos ainda, que as áreas de lazer da cidade vão se tornar espaços sem barreiras, pois, com brinquedos adaptados, o poder público vai permitir a inserção social das crianças que têm dificuldade de locomoção, uma vez que tornará possível o uso conjunto por crianças cadeirantes e não cadeirantes, unindo as crianças e proporcionando uma infância divertida, igualitária e independente”.