Sesi celebra Dia Nacional do Livro Infantil com ações de incentivo à leitura

Dia do Livro em Miranda – Divulgação

No dia 18 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear o autor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira e autor de “Sítio do Pica-pau Amarelo”, entre outros sucessos. Para marcar a data, o Sesi promoveu diversas atividades de incentivo à leitura em suas unidades na capital e no interior do Estado, seja por meio da Escola Sesi ou pela Biblioteca da Indústria do Conhecimento.

Confira um resumo das ações realizadas para estimular o aprendizado e o gosto pela leitura entre as crianças:

Campo Grande – A Escola Sesi promoveu uma roda de leitura com o texto “A Pescaria”, de Monteiro Lobato. Os trabalhos foram conduzidos pela professora regente do 5º ano A matutino, Tayomara Hanako de Almeida Higa Augusto, em parceria com a colaboradora Lidia Naomi Kozuma Nakazato, responsável pela biblioteca escolar. Os alunos também assistiram a um vídeo sobre a biografia do autor.

Naviraí – A Escola Sesi realizou a apresentação de uma peça de teatro intitulada “Emília e a pílula falante”, uma adaptação da história escrita por Monteiro Lobato. Participaram da encenação as professoras da educação infantil, do 1º e 2º anos do ensino fundamental e das estagiárias da instituição. Os alunos puderam conhecer um trecho da história da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e descobriram como a boneca Emília começou a falar. “Eu não gostei da história, eu amei! Ri muito quando a Emília chamou o Dr. Caramujo de Dr. Cara de Coruja”, disse o aluno Davi Strada, do 4º ano.

Sidrolândia – A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi fez contação de histórias e musicalização para os alunos da Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento. “É muito importante trabalharmos essa data com as crianças, para que eles saibam que Monteiro Lobato foi o primeiro escritor brasileiro que se dedicou a produzir literatura voltada para crianças”, destacou a monitora Gislaine dos Santos.

Ladário – As monitoras da Biblioteca da Indústria do Conhecimento fizeram contação de história, musicalização e amostra de pequenos vídeos com histórias sobre a obra de Monteiro Lobato para alunos e crianças da comunidade.

Bela Vista – Oficinas com fantoches, roda de leitura e musicalização foram as ações desenvolvidas com a turma do projeto de incentivo à leitura na praça da cidade, formada por alunos do Colégio de Educação Especial Rio Apa – APAE.  “Foi muito válido, já que a alegria e a vivacidades das crianças participando das oficinas e dos adolescentes apresentando é indescritível. Muitos dos alunos vieram fantasiados com personagens da literatura”, contou a monitora Patrícia Ortelhado.

Cassilândia – Monitoras da Biblioteca Sesi montaram um espaço com vários ambientes com livros infantis para que os alunos da Escola Municipal Maria Aparecida de Paula pudessem conhecer os personagens da obra de Monteiro Lobato, em especial o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Bataguassu – A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi recebeu a visita dos alunos da robótica e de usuários que frequentam a unidade para realizarem a ação educativa sobre o Dia do Livro Infantil. As monitoras falaram da importância dos livros e também sobre alguns escritores, destacando a obra de Monteiro Lobato.

Laguna Carapã – A equipe da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi foi até o distrito rural de Bocajá para levar encenações teatrais e leitura da obra de Monteiro Lobato para os alunos da Escola Rural Delfino Vieira. Em outro momento, as crianças do Centro de Educação Infantil Dolvanino Triches visitaram a unidade da biblioteca para explorar os livros e ouvir histórias com a ajuda das personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Miranda – A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi abriu as portas para os alunos de educação infantil da Escola Waldemar João de Souza. As crianças formaram recebidas pelas professoras e ouviram a história da Emília, uma das principais personagens do escritor Monteiro Lobato. “As crianças ficam encantadas com as atividades. A história contada faz com que entremos dentro da história. Isso são memórias que ficaram na memória dos nossos pequenos”, disse a professora Elisane Carine da Silva Alves.

Rochedo – A unidade da Biblioteca Sesi recebeu os alunos do 4º ano da Escola Municipal Doce Saber. Na ocasião, as crianças exploraram os livros do acervo e ouviram histórias contadas pela monitora.

Aquidauana – Para aguçar a vontade de ler entre as crianças e resgatar as obras de Monteiro Lobato, a Biblioteca Sesi promoveu atividades junto aos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil Dona Mafalda e Ademir Brites. “Agradecemos à equipe da Biblioteca Sesi pela belíssima apresentação. Nos sentimos muitos honrados com a sua presença, pois o ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. Nossa unidade estará sempre de portas abertas para recebê-los”, resumiu Elizana, coordenadora do CMEI Dona Mafalda.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.