Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, já é consenso a importância de soluções sustentáveis no setor empresarial. Atento a essa realidade, o Senai Empresa disponibiliza em seu portfólio uma série de produtos e serviços voltados para a questão ambiental e que, ao mesmo tempo, ainda ajudam a reduzir custos e aumentar a produtividade das indústrias sul-mato-grossenses, melhorando sua competitividade.

Segundo o gerente do Senai Empresa, Thales Saad, o setor empresarial pode buscar metodologias que associem três importantes questões: ambientais, como o uso eficiente dos recursos e controle das poluições, sejam por efluentes, resíduos ou emissões; sociais, como saúde e segurança do trabalho e impacto na comunidade; e econômicas, como consumo, incentivo e trabalho.

“Para isso, as empresas podem buscar tecnologias limpas, análise do ciclo de vida, integração na responsabilidade na estrutura empresarial, preocupações com o desempenho ambiental, entre diversas metodologias que podem auxiliar este caminho. E o Senai ajuda os empresários com relação a essas oportunidades, com um portfólio diverso na área de serviços, tecnologia e inovação”, exemplificou Thales Saad.

Entre as consultorias, o Programa de Produção Mais Limpa é uma metodologia que busca aumentar a eficiência no uso de matérias primas e insumos, por meio da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos. “Trata-se basicamente de uma consultoria em que se identificam oportunidades e projetos que buscam gerar menos resíduos, gerar menos impacto ambiental e utilizar menos recursos naturais”, detalhou o gerente do Senai Empresa.

Além disso, o Senai Empresa conta em seu portfólio com o PSGE (Programa Senai de Gestão Energética), criado com o objetivo de apoiar a indústria para reduzir seus custos com energia elétrica, atuando no contrato de fornecimento com a distribuidora regional, na implantação de projetos de eficiência energética, no apoio à migração para o mercado livre e, nos estudos para geração total ou parcial da energia elétrica consumida pela indústria.

Dentre as possibilidades de reduzir a conta de luz, a instituição ajuda o interessado a gerar sua própria energia elétrica, com a instalação de placas fotovoltaicas. “Fazemos a simulação da planta de geração necessária para suprir a demanda por energia elétrica da unidade consumidora entre o portfólio das energias renováveis, elaboramos o anteprojeto e consultamos preço com 33 empresas parceiras para implementação dos sistemas de geração. Isso sem falar que temos os melhores preços e condições comerciais”, explicou Thales Saad.

Ainda com relação a eficiência energética, o Senai Empresa desenvolve o Programa Indústria Mais Eficiente, que visa elevar a produtividade de processos produtivos com a promoção de melhorias rápidas, baixo custo e alto impacto para as pequenas e médias indústrias. Conforme o engenheiro-eletricista do Senai Empresa, Elton da Silva Paim, o projeto consiste na elaboração de um diagnóstico energético com objetivo de identificar oportunidades de melhorias que contribuam para redução do consumo e dos custos de energia na indústria.

“A metodologia utiliza como base as premissas da ISO 50.001 com foco em reduzir os desperdícios e otimizar a utilização dos equipamentos, máquinas, insumos energéticos ou processos em curto e médio prazo. Paralelamente, é realizada uma análise tarifária para verificação de possibilidades para o ajuste do perfil consumidor e melhor enquadramento para redução de custos”, explicou Elton Paim.

Serviço – Mais informações sobre produtos e serviços do Senai Empresa pelo telefone (67) 3311-8533.