Semsur mantém corte e remoção de árvores após vendaval em Dourados

Força-tarefa da Semsur estima mais de 100 árvores caídas em Dourados e serviço deve durar mais três dias

Corte e remoção de galhos e árvores segue sendo executado pela Semsur em Dourados – Foto: Divulgação/Semsur

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), mantém a força-tarefa iniciada instantes após o forte temporal que atingiu Dourados na tarde de domingo (18) e promove o corte e remoção de árvores caídas e galhos quebrados, além da limpeza de ruas e instituições públicas. A secretaria cogita solicitar apoio ao Exército Brasileiro.

Desde a tarde de domingo, a Semsur, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Guarda Municipal, a Secretaria de Agricultura Familiar e a Agetran fazem os atendimentos com a desobstrução de ruas e avenidas. “Voluntários também contribuíram com o trabalho depois do vento forte que atingiu a cidade”, disse o secretário, lembrando que os registros da velocidade do vento foram de mais de 70 km/h, considerado “vendaval” na escala de Beaufort, uma antes da categoria “tornado”.

A Defesa Civil realizou mais de 60 atendimentos em situações de destelhamento e alagamento, e encaminhou pessoas desabrigadas à Casa da Acolhida. Os danos materiais também aconteceram em veículos. Em pelo menos duas ocorrências árvores caíram sobre carros.

Segundo o secretário Joaquim Soares, o trabalho deve seguir pelos próximos 3 dias e o levantamento apurou que o número de árvores caídas seja de mais de uma centena. “Algumas árvores caíram na manhã desta segunda-feira. Tivemos informação que pelo menos 10 árvores tombaram provavelmente por terem as estruturas abaladas com o vendaval”, informou Joaquim.

O trabalho segue é será árduo devido ao tamanho das árvores. Em frente à escola Antonia da Silveira Capilé, uma árvore de 4 toneladas tombou no domingo, segundo o secretário. Na avenida Marcelino Pires, uma planta de pelo menos 2 toneladas tombou sobre a fiação. Segundo o secretário, o vento que atingiu a cidade na direção sul-norte manteve um ‘corredor’ mais intenso que iniciou na região do BNH 4° Plano rumo a bairros na região do BNH 3° Plano. “Teve vento forte em toda a cidade, mas esta região específica foi mais atingida”, disse.

Além da remoção, a limpeza das ruas no quadrilátero central tem 100 colaboradores empenhados e o pessoal do tapa-buraco passou a compor a força-tarefa. Conforme Joaquim Soares, quem necessitar de atendimento pode entrar em contato com a Semsur, com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais instituições, normalmente.

Segundo a previsão do tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a chuva deve retornar a Dourados apenas na quinta-feira (22). Os ventos devem se manter na média de 10 km/h, mas as rajadas podem atingir até 46 km/h, na manhã desta terça (20).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.